Quais as melhores marcas para começar?

Tire dúvidas e discuta com nossos membros diversos assuntos relacionados com o fascinante mundo do Whisky.

Moderador: gerente

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor ImonHBnLT » 26 Abr 2013 13:47

Opa! Deu uma agitada aqui, hein?!
haha

Interessante. Eu realmente não sabia que esse negocio das áreas da língua serem balela. O pior de tudo é que certos whiskys agem mais em certas partes que em outras (da língua). :?
Mais tarde vou dar uma boa pesquisada sobre isso na internet. Muito boa dica! :D

Quanto a degustar os Single Malt e depois esquecer os Blended, isso não existe de verdade. Ultimamente, tenho procurado saborear mais Single Malt, mas nunca deixei os Blendeds de lado. Comprei uma garrafa de Cutty Sark não faz muito tempo, da qual gostei muito. Outra familia de Blended que está na minha mira é o White & Mackay citado pelo Keizo.
Outra coisa também é que o Grant's 12 é uma opinião minha. Eu prefiro muito mais o Grant's, mas seus resultados, após saborear os dois, podem ser diferentes.

Sobre o Red Label e o Jack Daniels, ambos tem estilos diferentes (o primeiro é um Blended escoces, o segundo é como um "bourbon" americano, filtrado em maple tree). É normal essa diferença de sabores que você descobriu no Red Label após saborear o Jack. Principalmente se você não experimentou uma boa gama de whiskys, ainda. Cada whisky tem várias caracteristicas únicas, cada um marcante à sua maneira. É a partir daí que você vai criando o seu padrão de degustação: sempre comparando com as suas experiencias. Ao provar o padrão mais adocicado do Jack daniels, o Red vai parecer mais seco mesmo.
---
Editado:
Achei uma relação boa para exemplificar o que ocorreu com o Jack e o Red: acabei de tomar um chá amargo e comer um chocolate. O chocolate ficou tão doce que tou até passando mal. hauahuahaua
---

E em comparação ao Glenfiddich 12, recomendo o mesmo que o Keizo. Um Balvenie DoubleWood 12.
PS: não prove muitos whiskys de uma só vez. O efeito que você sentiu com o Jack/Red é o que muito provavelmente vai ocorrer aqui. Só que de forma mais brusca: alguns sabores mais suaves de alguns whiskys serão escondidos por sabores mais fortes dos outros, logo, as caracteristicas mais fracas de alguns whiskys podem não ser notadas. Apesar de ser uma boa experiencia comparativa, isso pode levar à uma degustação ruim. Não tenha pressa pra entender as caracteristicas dos whiskys.
ImonHBnLT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mar 2013 23:40

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor yurilobo » 27 Abr 2013 20:22

Boa noite Kdfukuyama e ImonHBnL,

Antes de mais nada quero agradecer a atenção de vocês e dizer que podem ficar tranquílos quanto a tomar as dicas como verdades absolutas. Acho que ninguém sabe DE TUDO, até grandes especialistas sempre vão ter algo pra aprender. Até porque, quando se trata de sabores/aromas/gostos em geral, as experiências variam muito de pessoa pra pessoa.

Mas, ainda assim, tenho consciência de que a experiência e o conhecimento de vocês, é BEM maior do que o meu. Até então eu só havia bebido os Whiskies: Red Label, White Horse e Black Label, mas assim como você Kdfukuyama, eu havia bebido em festinhas, sem ter nenhuma atenção a sabores e aromas, muitas vezes misturados com energético ou coisas do tipo. kkkk Então minhas primeiras impressões como "degustador" de verdade, foram as que eu citei acima, com o Jack Daniels e o Red Label.

Eu ainda não encomendei meu Glenfiddich 12, porque soube que meu primo também tem interesse em experimentar um Single Malt, tô aguardando a resposta dele pra ver se pedimos juntos e economizamos no frete :) Mas, assim que experimenta-lo, volto pra falar o que achei.

----

ImonHBnLT , eu não esperava "abandonar" de vez os Blended, após experimentar um Single Malt. Mas achei que a diferença entre eles me faria gostar tanto do single malt, que preferisse economizar pra outro, do que comprar Blendeds. Mas, após ver alguns reviews de Blended Whiskies na internet, pude comprovar o que você disse, sobre não existir esse tipo de coisa e que você nunca deixou os Blended de lado. Vi muitos especialistas classificando com notas bem altas, alguns blended e ainda soltando a frase: "Esse blended passaria facilmente por um single malt". Então revi meus conceitos. :)

----

Sobre a experiência com o Red Label logo após o Jack Daniels, tenho algumas questões interessantes, e tudo começa com a pergunta que me fiz:

"O Red Label sozinho, independente do Jack Daniel's, tem essa característica seca e "esfumaçada" mesmo ?"

Porque se a resposta pra essa pergunta for SIM, então degusta-lo logo após o Jack Daniel's apenas "Acentuou" essas características que já eram existentes nele certo ? Logo, talvez degustar um após o outro, possa ajudar a reconhecer melhor as notas de cada whisky, pelo menos as notas mais marcantes, né?! Claro que levando em consideração o que o ImonHBnLT falou, e que eu também li na internet em algum lugar. No caso de degustar mais de um na mesma noite, começar pelos mais suaves e ir caminhando para os mais complexos. Porque, se fizer o processo contrário, vou acabar estragando a experiência com os outros whiskies.

Mas depois de filosofar mais à respeito, acredito que o que tenha acontecido seja bem próximo a experiência de comer um Chocolate por exemplo e tomar um suco logo em seguida. O suco, pelo menos comigo, sempre fica amargo.

Enfim, também pesquisarei mais depois sobre essa questão.

----

Quero aproveitar o post pra dizer que degustei hoje o Black & White e confesso que ainda tenho MUITA dificuldade pra identificar os aromas. Mas quanto ao sabor, em especial ao retrogosto, pela primeira vez pude identificar claramente a tal "Fumaça" que vejo muita gente falar. Depois que você engole e espera passar aquela característica do alcool, quando o whisky termina de passar pela garganta, aparece claramente o sabor de "fumaça", quase como se tivesse fumado. Dá até uma vontade involuntária de "soprar a fumaça" pra fora. kkkk Detalhe, nunca fumei na vida, então essa minha "análise" é puro "achismo" kkkk

Embora eu não goste nem do cheiro de cigarro, achei a experiência bem interessante, talvez por ter sido capaz de identificar claramente isso, coisa que ainda me deixa frustrado em relação aos aromas. Mas um dia chego lá. :)

Abraço e valeu.

----Editado----

Aliás, eu fico falando retrogosto. E vejo nas degustações falarem sobre "O final" do Whisky. É a mesma coisa?
yurilobo
 
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Mar 2013 21:51

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor ImonHBnLT » 28 Abr 2013 12:50

Yuri,

Realmente, concordo com o que disse sobre sempre ter algo para aprender e que a percepção de aromas/sabores muda de pessoa para pessoa.
Degustar acompanhado pode ser muito mais divertido. Aproveita se seu primo comprar e degustem juntos. Melhor ainda ter mais um Whisky na mesa para experimentar. :lol: E as vezes é muito bom deixar a degustação de lado um pouco e tomar um Whisky com umas "pedras" de água de coco.

Eu pensava da mesma forma, mas não mais. Blendeds bons podem ser bem melhores que alguns Single Malts. E muito mais saudosos. E obviamente, tudo vai de gosto. Conheço pessoas que dizem não gostar de Single Malts (apesar de terem provado apenas um ou dois!).

Então, faz muito tempo que tomei um Red Label, e não sei mais como ele era em sabor/aroma. Até porque não tomei nota das minhas experiências (não sei porque, só me ocorreu de tomar nota das mesmas no inicio desse ano...). Mas, levando em conta a marca, ele deve ter características enfumaçadas, mesmo. É praticamente o toque da JW. Quanto a ser seco, não sei o nível de "secura" você sentiu... Ele é mais seco que o Jack Daniel's, sem duvida. Pode ser que tenha acentuado a "secura" por degustar um após o outro.

E sim, essa experiência marcou algumas das características do JW Red, entretanto, leva em consideração que a intensidade também importa para a degustação, e sentir a mesma de forma alterada pode ser prejudicial. Fora que por ter tomado um Jack Daniel's antes, as características mais adocicadas, leves e carameladas do Red podem ter se perdido (por isso você percebeu mais só algumas outras características e de forma exaltada).
A questão do suco é um ótimo exemplo. O objetivo, creio eu, é degustar o "suco", não o efeito do suco após o chocolate. :D

PS: nunca tomei o Black & White, então essa é uma experiência que não conheço. Sobre a questão geral de gostar do whisky, o que você achou desse? Tenho muita vontade de prova-lo. rs

E sim, o retrogosto é exatamente o "final".

Abraços,

Imon
ImonHBnLT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mar 2013 23:40

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor Caiçara » 21 Mai 2013 10:06

olá amigos, sou novo no Forum e nesta área de conhecimento maravilhosa que é o Whisky. Aprecio esta bebida há um bom tempo , li sobre o assunto e até imaginava que sabia bastante, isto até ganhar um livro que se chama Atlas Mundial do Whisky, onde descobri que não sabia nada sobre o assunto. A partir daí comecei a aprofundar mais sobre o assunto e hoje estou aqui, a procura de conhecimento. Umas das minhas dúvidas era justamente o que está neste tópico, com quais marcas começar e fiquei muito feliz em poder aprender com vocês.
Tenho aplicado algumas técnicas citadas aqui nos blended que possuo mas realmente é bem dificil no começo, mas quem sabe alguem pode me dar alguns parâmetros e me facilitar as descobertas sobre eles: Red, black e green label, something special e o meu favorito o royal salute.
Bem, mas o que me traz realmente ao Fórum e por que estou programando uma viagem para a Escócia no ano que vem, ja vi as sugestões de roteiros apresentados no Site, o que me abriu a mente para o passeio, mas o que definitivamente gostaria de saber é:

* Quais os imprescindíveis de trazer? É claro que não vou dispor de milhares de pouds mas vou fazer o possível, pretendo trazer entre 6 e 8 garrafas.

* É verdade que o Whisky é mais caro na Escócia do que em outros países? Vi esta informação em blogs que pesquisei.

Obrigado

Abraços a todos
Caiçara
 
Mensagens: 1
Registrado em: 16 Mai 2013 10:54

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor ImonHBnLT » 27 Mai 2013 01:56

Olá, Caiçara! Tudo bom?

Hehe, eu ainda não tive a chance de ler este livro, mas é um dos que olho aqui na loja do site, pra comprar. ^^
Como eu citei acima, faz um bom tempo que não tomo um JW. Quando tomei o Red, eu nem degustava ainda (sequer sabia que isso era possível...). O Black faz muito tempo que não vejo e o Green, depois que a Diageo resolveu "matar" o mesmo, resolvi guardar minhas 2 garrafas fechadas: uma pra uma ocasião especial e a outra pra coleção - é o melhor da JW na minha opinião.

O Black eu fiz uma nota de degustação dele, muito tempo atrás, que vou postar aqui:

Aroma: Enfumaçado e caramelado. Levemente cítrico. Toques de pera, turfa, nozes, avelã, canela e baunilha.
Paladar: Inicialmente adocicado, mas rapidamente fica mais salgado e cítrico. Turfado, com notas frutadas e bem enfumaçado. Caramelo, especiarias e um pouco apimentado.
Final: Médio para longo. Toques de tabaco, caramelo, alcaçuz e baunilha.

Whiskys para trazer, não saberia te dar uma opinião com base, porque nunca tive oportunidade de comprar, lá fora.
Entretanto, recomendaria um Glenfiddich 21 (nunca achei no Brasil e ultimamente tem sido o que mais me dá vontade), Caol Ila, Cragganmore, versões mais envelhecidas do Glenlivet, e qualquer outro que não tenha aqui que te de vontade. :lol:

Bom, espero que tenha ajudado.
Abraços
ImonHBnLT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mar 2013 23:40

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor ImonHBnLT » 27 Mai 2013 02:01

Yuri,

Recentemente eu abri e degustei uma amostra do Jack Daniel's Nº7, vou postar minha nota de degustação dele, para que possa comparar.

SEM ÁGUA
Aroma: Carvalho e especiarias. Baunilha, canela, marshmallow torrado, maple syrup e caramelo. Toque de ervas e frutas vermelhas.
Paladar: Adocicado, cítrico e amadeirado. Caramelo, canela, limão, coco, alcaçuz, baunilha, cravo e carvalho. Avelãs, amêndoas e castanhas aparecem levemente.
Final: Quente e curto. Mel, canela e baunilha. Toque pequeno de ervas e avelãs.

COM ÁGUA
O aroma fica mais seco e o toque herbáceo mais aparente. O paladar fica mais apimentado, enquanto os toques cítricos ganham um destaque diferente, mais suave. Nenhuma diferença em especial no final.

Espero ter ajudado.
Abraço
ImonHBnLT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mar 2013 23:40

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor Kdfukuyama » 28 Mai 2013 13:09

Olá Caiçara,

também nunca fui ao Reino Unido, mas vontade não me falta! Os Whiskies de custo mediano que nunca experimentei e que estariam na minha lista em ordem de preferência são:

1 - Ardbeg Uigeadail - Islay
2 - Glenfarclas 105 Cask Strength - Speyside
3 - Spring Bank 12 Cask Strength - Campbeltown
4 - Kilchoman Machir Bay - Islay
5 - The Balvenie 17 DoubleWood - Speyside
6 - Laphroaig 10 Cask Strength - Islay

E dos que experimentei, com certeza o Highland Park 12 e 18 fariam parte para preencher meu estoque. Até pensaria no Highland Park 25, mas aí o preço sobe bastante.


Abraços,

Keizo.
Kdfukuyama
 
Mensagens: 21
Registrado em: 03 Mai 2012 22:02

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor F-12 » 02 Jun 2013 21:45

O Ardbeg Uigeadail e o Laphroaig 10 Cask Strength são espetaculares e estão no meu top 5 single malt. O Glenfarclas 105 também é bom e me surpreendeu positivamente. Não conheço o Springbank 12 CS, mas experimentei o 10 anos e me decepcionei.

No segundo semestre também pretendo ir para o UK. Realmente, por conta dos impostos e do valor da libra, o preço do whisky lá normalmente é mais elevado do que nos EUA.

Eu também estou em dúvida sobre qual whisky trazer de viagem.
Mas minha situação é um pouco diferente. Hoje eu conto com algumas boas garrafas de single malte, por isso pretendo trazer apenas um ou dois rótulos.

Já conto com uma relativa experiência em single malt, por isso dificilmente me surpreenderei com algo novo. Assim, pretendo comprar de forma direcionada ao meu gosto (preferencialmente turfoso), mas sem cometer nenhuma extravagância.

Pensei no Ardbeg Supernova, mas seu preço de quase 200 libras assusta. Não imagino algo tão diferente do Uigeadail e do Galileo pra justificar esse valor.
Hoje eu estou inclinado a comprar apenas uma garrafa de Highland Park 25 anos.

Enfim, se algum colega tiver alguma boa indicação, eu aceito.

Abraços.
F-12
 
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Out 2012 19:15

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor ImonHBnLT » 10 Jun 2013 19:33

Opa!

Algum de vocês já tomou/degustou um Glen Grant? Qual seria o veredito?
Uma loja daqui tem uma ultima garrafa à venda, por 76 reais. Nunca fui muito com a cara, por isso nunca dei muita bola, mas agora que chegou na ultima garrafa do estoque, me chamou a atenção.
Acho que vou comprar, se tiver boas avaliações.

Abraços
ImonHBnLT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mar 2013 23:40

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor Rafael » 27 Jun 2014 17:23

Com mais de um ano de atraso, faço minha contribuição baseado em minha experiência.
Inicialmente, o que achei mais agradável(sem queimação) foi o Aberlour 15 e 16.
ABS
Rafael
 
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Mai 2014 20:06

Anterior

Voltar para Dúvidas e Discussões Sobre Whisky

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron