Quais as melhores marcas para começar?

Tire dúvidas e discuta com nossos membros diversos assuntos relacionados com o fascinante mundo do Whisky.

Moderador: gerente

Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor fabrizio » 02 Dez 2012 02:19

Olá!

Venho notado que tenho certa dificuldade em perceber todos os sabores dos whiskies que venho degustado.

Por exemplo, no Jack Daniel's que é tido como um whisky complexo, sinto especialmente o sabor amadeirado e de elementos queimados ao final, com direito a um agradável aroma de madeira queimada ao final, que permanece no copo até mesmo vazio... Admito que o sabor me agrada, mas não identifico o caramelo ou a baunilha que já vi em algumas descrições. Os tons cítricos então, nem de lonje.

Os whiskies suaves são mais apropriados para quem está começando? Que whiskies vc recomenda? Cite alguns...

O Glenmorangie - The Nectar D´Or 12 anos é uma boa opção para quem está começando? Vi algumas boas opiniões pela internet e que está com um preço bem convidativo em sua loja.

Um abraço!

Fabricio
fabrizio
 
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Nov 2012 13:38

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor gerente » 02 Dez 2012 18:08

Oi Fabrício,

Leva um pouco de tempo para educar o paladar e o olfato a determinados sabores e aromas. E isso vale para qualquer tipo de alimento ou bebida.

Repare como comidas variam entre diferentes regiões. Os mexicanos, por exemplo, adoram usar abacate em sua culinária.

Para alguns brasileiros pode parecer estranho comer abacate com queijo, mas para os mexicanos não. E comer feijão doce no café da manhã? Os ingleses comem isso!

Ou seja, ingleses e mexicanos se acostumaram com combinações culinárias que soam bizarras para gente. Eles foram criados dessa forma, desde criança influenciados por essa culinária (aromas e sabores) estranha a nós brasileiros.

E não compare seu paladar ao de especialistas. Quando se deparar com uma nota de degustação de um whisky em particular lembre-se que a pessoa que a escreveu tem provavelmente anos de experiência degustando whiskies. Portanto, não se cobre em ter a mesma habilidade.

Não existe uma regra por onde começar a apreciar whisky. Normalmente o melhor é iniciar com os blended whiskies para educar o paladar e o olfato pouco a pouco. Os blended são mais suaves devido aos whiskies single grain na mistura. E, portanto, mais fáceis de agradar ao nosso paladar.

Os single malts de speyside também são uma boa pedida para começar já que são mais frutados. Aí se enquadram: Glenfiddich, Macallan, Balvenie e Glenlivet.

O Glenmorangie também é interessante já que é um whisky mais suave. A destilaria tem os maiores alambiques da Escócia, o que significa que apenas os álcoois mais leves escalam suas altas paredes. Resultado é um destilado mais suave.

É melhor evitar os whiskies de Islay no começo devido aos seus fortes sabores e aromas enfumaçados.

Porém a regra não é rígida. Conheço pessoas que começaram pelos maltes de Islay e hoje são aficionadas por whisky.

O negócio é ir experimentando e educando o paladar dia após dia.

Hoje temos uma oferta de whisky relativamente boa em nosso mercado. Há 5 anos atrás é que era difícil conviver apenas com JW e Chivas (whiskies bons por sinal).

Boas doses,
Alexandre.
gerente
Site Admin
 
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Nov 2011 10:23

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor fabrizio » 02 Dez 2012 20:52

Ótimas dicas.
Sempre fui mais adepto a bebidas doces e suaves (adoro preparar coqueteis de vez em quando), então acho que, no meu caso, a melhor forma é ir por esta linha mesmo, começando pelos suaves.
Como você mesmo falou, preciso me acostumar. E algo me diz que o Glenmorangie vai me agradar.
Vou adquirí-lo pela loja do site.
Um abraço!

Fabricio
fabrizio
 
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Nov 2012 13:38

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor F-12 » 05 Jan 2013 00:42

Eu tenho uma opinião peculiar sobre iniciação na degustação de whiskies.

Acredito que, em certos casos, é interessante conhecer os extremos para se delimitar melhor o gosto pessoal.

A maioria dos consumidores brasileiros está acostumada ao sabor dos blends tradicionais do nosso mercado, de modo que não notará grande diferença nos sabores frutados e florais dos single malts de Speyside.
Por sua vez, os sabores defumados de Islay são facilmente percebidos, até mesmo por um iniciante.

Lógico que os whiskies turfosos de Islay não fazem muitas concessões e normalmente são 8 ou 80: ou você gosta ou odeia.
Por isso é necessário verificar o perfil de cada um.
Muitos iniciantes apresentam um perfil curioso, aberto a sabores novos e exóticos. Embora não familiarizados a whiskies, esse tipo de pessoa já tem experiência em degustar outras comidas e bebidas. Para esses, poderia se indicar um single malt com sabor menos ortodoxo.
Por sua vez, existem aqueles iniciantes mais conservadores, resistente a sabores diferentes, que poderiam não compreender inicialmente um single malt mais forte. Neste caso, a melhor opção seria um malte frutado de Speyside.


Outro ponto que venho notando é a ambiguidade da expressão “suave” para whisky.
Quase todo iniciante que conheço diz preferir whisky “suave”, porém é necessário entender o que ele quer dizer com isso.
Por experiência, percebo que a palavra “suave” utilizada por iniciantes faz referência a bebidas pouco agressivas, que descem “redondo”.
Assim, há bebidas que tecnicamente não são suaves devido ao sabor intenso, mas que também não são agressivas ao paladar, podendo ser indicadas aos iniciantes do primeiro grupo. Ex: Laphroaig 10 anos, Jura 16 anos, etc.
Por sua vez, há maltes que além do sabor forte, também são agressivos devidos ao teor alcoólico ou a notas picantes. Estes definitivamente não são indicados aos iniciantes. Ex: Talisker 10 anos, Dalmore 12 anos, Springbank 10 anos, etc.

Assim, o single malt para se iniciar depende também do perfil de cada um e de até quanto se pretende arriscar com algo pouco convencional.

Especificamente sobre a sugestão solicitada neste tópico, o single malt suave de Speyside que eu normalmente indico pra iniciantes é o Balvenie, principalmente o “Double Wood” 12 anos. Trata-se de um whisky leve, saboroso e fácil de beber, não fugindo muito do tradicional gosto frutado.
O Glenlivet e o Glenfiddch são boas indicações, porém acho o Macallan um pouquinho picante para quem está começando, embora não o descarte.
Não considero o Glenmorangie um single malte ruim, mas confesso que ele nunca me encantou. Mas pode ser apenas questão de gosto pessoal. Entretanto, caso se decida por ele, prefira a versão “Nectar D’or” ou “Original”, e evite iniciar pela “Quinta Ruban”.

Espero que minha opinião tenha colaborado ao invés de confundir mais ainda.
Abraços.
F-12
 
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Out 2012 19:15

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor fabrizio » 10 Fev 2013 19:06

Fernando:

Longe de confundir, suas sugestões só ampliaram minha visão sobre o assunto.
Adquiri o Glenmorangie nectar d'or e gostei demais! Não consigo sentir as notas de degustação que pesquisei, mas o sabor me agradou muito.
Suavidade, para mim, está relacionada ao teor alcólico menos agressivo. Assim, fiquei interessado em sua sugestão, ou seja, o Balvenie DoubleWood 12 anos. Ele está bem cotado na net, e provavelmente constituirá uma futura aquisição, rs.
Obrigado pela contribuição!

Um abraço!

Fabrizio
fabrizio
 
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Nov 2012 13:38

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor yurilobo » 25 Abr 2013 00:57

Olá!

Eu estava prestes a criar um tópico relacionado a essa dúvida de "Quais marcas para começar", mas encontrei boa parte do que procurava já respondido nesse tópico. Então decidi só acrescentar algumas dúvidas aqui mesmo.

Primeiro gostaria de esclarecer que o Fabrizio é um "iniciante" que tem bem mais conhecimento que eu, então as dúvidas que trago são bem mais humildes, tenham paciência comigo. haha :)

Eu, assim como o fabrizio, também quero ir treinando meu olfato/paladar aos poucos, e havia pensado em adquirir alguns Blended de entrada que me permitissem passear pelos diferentes sabores. Talvez até degustando um após o outro, a fim de tentar identificar essas diferenças.

Nessa questão, quais Blended de entrada com bom custo x benefício vocês me indicariam? Tenho comigo uma garrafa de Jack Daniels, uma de Black and White e um Red Label. Pelo que li, o Red Label nem é "digno" de degustação né?! haha, mas já que tenho uma garrafa aqui, acham que ele pode me ajudar em alguma coisa nessas experiências iniciais ?

Que diferenças posso esperar entre o Jack Daniels e o Black and White? (Não degustei nenhum deles ainda)

Vi um outro tópico comentando muito bem sobre o Teacher's, mas que poderia ter diferença entre os lotes com o rótulo antigo e o novo. Achei em um supermercado aqui na cidade, garrafas de Teacher's com dois rótulos diferentes, um com o tal desenho da casa e outro com apenas a Logo (Teacher & Sons), acham que vale a pena?
(Foto que tirei das garrafas no supermercado) - http://img713.imageshack.us/img713/4664 ... 210441.jpg


Abraço e me desculpem pelas dúvidas de quem tá engatinhando ainda nesse universo. :)

Yuri
yurilobo
 
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Mar 2013 21:51

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor ImonHBnLT » 25 Abr 2013 12:49

Olá, Yuri!

Bom, como questão pessoal, eu acho que para aprender a degustar, Blended Whiskys são pouco mais difíceis. Isso porque, no geral, são muito misturados, elevando o grau de complexidade (e nem sempre tendo um bom resultado).
Se você estiver disposto a comprar uma garrafa, assim como muitos outros, eu sugiro um Glenfiddich 12 ou um Glenlivet na mesma idade. Dos dois eu prefiro o Glenfiddich, além de ser um pouco mais em conta.
Claro, pode ir degustando os que você tem, também, inclusive o Red. Eu nunca tomei o Black & White, mas eu imagino o mesmo como sendo um Blended mais suave. Em comparação, o Jack Daniels é um "Teneessee Whiskey", que nada mais é que um Bourbon filtrado em Maple Tree. Provavelmente, ele vai ser bem mais melado e amadeirado que o Black & White.

Um bom Blended de entrada e custo/beneficio é o Grant's Family Reserve. Eu chego a dizer que gosto mais dele que do Johnnie Walker 12 anos. E nesse sentido, o Grant's 12 detona o Black Label. Voltando ao Family Reserve, seu valor é muito em conta e sua qualidade é muito boa em comparação.

Para degustar, busque servir o Whisky em copos Glencairn (se tiver), ou algum parecido. Taças de vinho com a boca mais afinada também cumprem o papel. Não force o aroma pelo nariz, puxar o aroma pode ser ruim, pois o álcool arde no nariz. Deixe que o mesmo fluir aos poucos. E tente relacionar, com calma, os aromas e sabores que sentir. Sempre com calma. Caso não saiba atribuir um aroma, deixe este de lado e busque outros aromas. Deixar o whisky no copo por alguns minutos pode ser muito útil, já que ajuda o mesmo a "abrir".

Na boca, a verificação de onde a língua sente o sabor é essencial:
A parte da frente da língua sente os sabores doces. Logo atrás são os sabores salgados. A terceira parte são os sabores azedos/cítricos, e por fim, os sabores amargos. Perceber em qual região da língua o Whisky se situa ajuda muito na degustação.

Sobre o Teachers, eu não sei te falar.

Enfim, espero ter ajudado.

Abraço
ImonHBnLT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mar 2013 23:40

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor Kdfukuyama » 26 Abr 2013 00:16

Olá Yuri,

o Teacher's que tenho para fazer a resenha foi o que fica a esquerda da foto, com o desenho da casa mais clara e amarelada.

As minhas impressões quanto ao Black & White são:
Aroma: floral, uvas passas, leve fumaça?, couro
Paladar: uvas passas, vem o sabor picante, amadeirado, tanino, cereal
Fim de Boca: curto, grama verde, creme
Conclusão: para um Whisky de "entrada", possui um bom paladar. Mas, como é de se esperar, não é complexo e não tem uma expressão tão definida como um Single Malt. Porém vale como uma bebida cítrica para refrescar.

As minhas impressões quanto ao Johnnie Walker Red Label são:
Aroma: doce frutado, solvente, cola de aeromodelismo, floral, leve fumaça
Paladar: início frutado e cereal, tornando-se picante com solvente e tanino
Fim de Boca: curto, seco, grama amarga, picante. Bem no final, sente-se "concreto"?
Conclusão: Whisky de "entrada" bem jovem, lembra um pouco solvente ou cola de aeromodelismo. Whisky para base de Coquetel.

Quanto ao Jack Daniel's, presumo que esteja falando do No.7 que eu não provei. Mas baseado em outros Whiskies americanos, para mim, eles seguem uma linha de aromas e sabores diferente dos escoceses (caramelo e baunilha são os pontos fortes). Então, seria meio difícil dizer a diferença entre o Black & White e o Jack Daniel's, já que eles possuem estilos distintos.

Um Blended Whisky de entrada que acho interessante de se degutar é o Whyte & Mackay Special. A minha impressão, você pode conferir aqui: http://www.singlemaltbrasil.com.br/whis ... te-mackay/

Mas como o ImonHBnLT destacou, os Blendeds são bebidas mais democráticas. Acho que vale economizar um pouquinho mais e entrar no mundo dos Single Malts, começando por um bom refrescante e cítrico Glenfiddich 12, ou um pouco mais desafiador Balvenie DoubleWood com seus aromas deliciosamente frutados. Acredito que não terá arrependimentos. Só não aconselho os Whiskies de Islay como o Ardbeg ou Laphroaig, que mesmo sendo maravilhosos, podem te intimidar pela monstruosidade salgada,enfumaçada e marinha, rs.

Quanto a degustar, também apoio as dicas dadas pelo ImonHBnLT. A calma é realmente importante, não somente durante a degustação, mas também, tenha paciência em não tentar conseguir tudo em um dia. Dê um tempo, tente um pouco hoje, um pouco daqui a alguns dias. Sua experiência aumentará a cada dia!


Abraços,

Keizo.
Kdfukuyama
 
Mensagens: 21
Registrado em: 03 Mai 2012 22:02

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor yurilobo » 26 Abr 2013 02:46

Olá ImonHBnLT e Kdfukuyama,

Ótimas observações, me ajudaram muito. Eu já imaginava que seria difícil ter essa percepção "apurada" com os Blended, pelo menos pra um iniciante. Talvez depois de degustar alguns Single Malts, quando for degustar um Blended, identifique melhor as diferentes nuances dos aromas e sabores né?!

Eu apenas nutria uma esperança de poder ir "treinando" o paladar aos poucos, no quesito "orçamento" haha. Começando pelos blended de entrada, até chegar nos single malts. Porque, quando eu chegar nos single malts, eu provavelmente não vou querer saber mais dos Blended né?! Aí a falência começa. rsrs

Brincadeiras à parte, muito bom saber do Grant's Family Reserve, em especial sobre a comparação entre o Grant's 12 e o Black Label, pois eu já estava pensando em adquirir o Black Label.

Eu tinha lido sobre os copos Gleincairn e já pedi um kit na Amazon. Enquanto aguardo, comprei aquelas "taças" com a boca mais "fechada", parecem a de vinho mas são mais baixas, até lembram o copo Gleincairn um pouco.

Sobre as áreas da língua, logo que decidi começar a degustar whisky, lembrei desse "mapa da língua" que tinha aprendido na escola, e fui procurar pra relembrar. Porém, descobri que não existe mais isso de cada parte da língua identificar um sabor. Olha aí algumas fontes que encontrei:

Fonte 1 - http://www.portalumami.com.br/curiosida ... da-lingua/
Fonte 2 - http://www.portalumami.com.br/ciencia/o ... os-gostos/


Decidi seguir sua orientação e comprar o Glenfiddich 12, como meu primeiro single malt. Pra me ajudar nesse processo de reconhecer melhor os aromas e sabores. :)

---

Kdfukuyama

Você já degustou esse Grant's Family Reserve, citado pelo ImonHBnLT ?

Como ele tem o preço bem próximo ao Teacher's que você experimentou, estou em dúvidas em qual desses blended de entrada seria uma melhor. Acha que vale a pena pegar esse Teacher's do rótulo antigo que você degustou, uma vez que quase não se acha dele mais ?

Ou esqueço do Grant's e do Teacher's como blended de entrada e pego o Whyte & Mackay que você indicou ?

----

Como eu estou saindo de uma gripe, meu nariz não está dos melhores ainda pra identificar os aromas. Mas mesmo assim decidi abrir meu Jack Daniel's hoje, e tenho algumas curiosidades de iniciante. Me desculpem se eu fugir um pouco da questão do tópico.

Mesmo com o "nariz ruim", eu percebi bastante esse "caramelo" que vocês citaram sobre o Jack Daniels, o retrogosto me lembrou um pouco o do Rum Ouro, que é meio "melado". Depois degustarei com meus sentidos mais "apurados" pra conhecer melhor o Jack.

Mas, na verdade, minha curiosidade é outra. Quando terminei de degustar o Jack Daniel's, decidi tomar um pouco do Red Label que já estava aberto e notei uma diferença enorme. Talvez por não ter "limpado a boca" antes de passar pro Red Label.

A primeira vez que tomei o Red Label, senti ele até um pouco adocicado, batendo com algumas referências que havia lido na internet, sobre os tons de Baunilha que o Red Label tem e tal. Mas, após tomar o Jack Daniel's, e passar pro Red Label, achei ele bem mais seco, quase com um sabor mais esfumaçado, coisa que eu não havia notado antes, quando só tinha tomado ele sozinho.

A nível de aprendizado, saberiam me informar se isso faz algum sentido, ou se tô falando bobagem ?! Com a experiência de degustadores que vocês têm, talvez saibam até me explicar "por alto" o porque dessas nuances diferentes entre eles.

----

Só pra finalizar, sobre os Single Malts na faixa de preço do Glenfiddich 12, saberiam me indicar outras marcas com sabores e aromas diferenciados, que eu pudesse investir ? Como havia dito, a ideia inicial era ter uma garrafa de cada "tipo" pra talvez até degustar um pouco de cada no mesmo dia, e tentar perceber essas diferenças entre eles.

Abraço e valeu pelas informações e dicas.
Yuri
yurilobo
 
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Mar 2013 21:51

Re: Quais as melhores marcas para começar?

Mensagempor Kdfukuyama » 26 Abr 2013 08:44

Bom dia Yuri,

inicialmente gostaria de dizer que não sou especialista ou degustador experiente. Entrei neste mundo da degustação não faz muito tempo e tenho muito a aprender. Somente tento passar a experiência que estou ganhando com o tempo.

Quando falei sobre ir direto aos Single Malts ao invés de Blendeds de entrada, é que presumi que você nunca havia bebido nenhum Whisky em geral e existiria o receio de que tomando Whiskies ruins na seqüência, poderia criar uma falsa e má impressão sobre a bebida. E também devo reforçar que gosto é algo muito pessoal. Então, não tome as minhas palavras como verdade absoluta.

Por muitos e muitos anos, tomei o Johnnie Walker Black Label 12, Chivas Regal 12 e Old Parr 12. Veja bem, apenas tomava, mas sem se preocupar com aromas ou sabores. Além de que rebaixava quaisquer bebidas de entrada como o Teacher´s. Lembro que quando comecei com Single Malts, logo rebaixei os Blendeds também. Agora sei que estava errado e que todos merecem o devido respeito. O que ainda me faz "virar o nariz" são Whiskies caríssimos que são mais Status e Marketing que qualidade.

Quanto ao Grant´s Family Reserve, já estou a um tempo tentado em experimentá-lo, pois boas referências não faltam. Ela é da grande produtora William Grant & Sons, detentora das destilarias Glenfiddich e Balvenie.

Agora, escolher entre comprar o Teacher´s ou o Whyte & Mackay Special, eu escolheria o Whyte & Mackay. Mas lembre-se novamente que é minha opinião, e que o WM Special tem praticamente o dobro do preço do Teacher´s.

Indo ao ponto da surpresa que você teve ao tomar o JW Red Label após o Jack Daniel´s. Olha, isso acontece comigo também. O que eu acho que ocorre é que nossos sentidos se adaptam a cada situação a ponto de ficarem viciados. E este vício é quebrado quando outra sensação diferente surge de repente. Posso estar falando besteira. Acho que vou pesquisar sobre isto mais a fundo. Ah, esses links sobre estudos de nosso paladar são bem interessantes! Vou ler com mais calma à noite também!

E por fim, algo no preço do Glenfiddich 12 com estilo um tanto diferente? Que tal o The Balvenie DoubleWood? Aproveitando, aguardo suas impressões sobre o Glenfiddich 12 que encomendou.



Abraços,

Keizo.
Kdfukuyama
 
Mensagens: 21
Registrado em: 03 Mai 2012 22:02

Próximo

Voltar para Dúvidas e Discussões Sobre Whisky

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron