Yamazaki 12 anos surpreendente.

Tire dúvidas e discuta com nossos membros diversos assuntos relacionados com o fascinante mundo do Whisky.

Moderador: gerente

Yamazaki 12 anos surpreendente.

Mensagempor QUINT » 26 Jan 2013 10:24

Olá pessoal....
Ontem chegou minha compra aqui da loja Single Malt Brasil - Bruichladdich - Rocks e Yamazaki - 12 anos.

O Bruichladdich - Rocks - Escolhi começar com ele, pois pretento provar depois o Waves o Peat e todos que puder.
Ele é bem frutado em nada se parece com um malte de Islay, é apenas levemente enfumaçado (pouco mesmo), isso quer dizer que seja ruim?? Não, muito pelo contrário, gostei muito dele, bem cremoso e adocicado com notas de caramelo e especiarias.
A maturação em barris de vinho tinto da um toque especial e uma coloração muito bonita.

Yamazaki - 12 anos - Sempre tive vontade de provar um whisky japonês e depois lendo as experiências do colega Kdfukuyama decidi que era hora..rs.
Bom... admito que ele me surpreendeu, ele é um whisky fantástico, pra mim delicado e complexo, aroma de frutas cítricas laranja, abacaxi, além de flores e carvalho. Paladar é bem doce, frutas e baunilha e um toque de fumaça.
Gostei muito e fiquei com vontade de provar outros whiskys japoneses.

Abraço.
QUINT
 
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Mai 2012 15:02

Re: Yamazaki 12 anos surpreendente.

Mensagempor F-12 » 26 Jan 2013 15:50

Conforme já comentei em outro tópico, estarei viajando ao exterior no mês que vem e talvez encontre tempo para passar em uma bela loja de whisky localizada num aeroporto que farei escala.

Porém, como estou com um estoque de bons whiskies suficiente ao meu consumo, atualmente venho selecionando muito o que compro.

Aí entra o meu dilema: se compensa ou não investir num whisky japonês. Digo isso pois não pretendo trazer mais do que 3 garrafas, sendo que pelo site da loja verifiquei a presença de maltes muito interessantes, como: Glenfarclas 105 CS, Longrow 14 yo, além de vários Bruichladdichs (espero encontrar o Octomore).
Também há whiskies japoneses (Yoichi, Yamazaki, Hibiki), americanos (Elijah Craig 18 yo, Parkers Heritage) e alguns whiskies caríssimos (Glenfiddich 50 yo, Macallan 57 yo, Macallan 1940).

Minha experiência com whiskies japoneses se resume ao vatted Taketsuru 17 yo, que é um bom whisky, mas nada que eu não encontre num scotch com um preço mais atrativo.

Enfim, não sei se vale a pena investir em um whisky japonês; e caso a resposta seja positiva, também não sei qual single malt comprar.
Pelas descrições, o Hakushu e o Yoichi me agradariam mais, contudo o Yamazaki também é bem avaliado.

Abraços.
F-12
 
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Out 2012 19:15

Re: Yamazaki 12 anos surpreendente.

Mensagempor QUINT » 27 Jan 2013 16:22

Olá Fernando....cara tens uma tarefa bem difícil ai, eu tbm ficaria com muitas dúvidas...hehe.

Vc citou ótimos whiskies, o Glenfarclas 105 cask strength é um 10 anos bem forte,60% e o Longrow 14 anos possui notas bem interessantes que eu iria gostar com certeza, fenólico, fumaça, alcatrão.

O Octomore eu compraria com certeza, 167ppm de fenóis..ah eu queria muito provar isso..rsrs.

Os whiskies caros eu iria preferir algo com Laphroaig 25 ou 30 anos, Lagavulin 25 ou 30 naos, ou Highland Park tbm dessas idades.(não sonho tão alto...kk)

Uma dica minha seria o Port Ellen.

Quanto ao whisky janonês, acho que vale a pena sim ficaria com Nikka Yoichi que é mais enfumaçado ou o Yamazaki 18 anos.


Abraço.
QUINT
 
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Mai 2012 15:02

Re: Yamazaki 12 anos surpreendente.

Mensagempor F-12 » 28 Jan 2013 10:18

Então Quint,

O Octomore é um whisky que eu já deixei de comprar uma vez pelo preço (U$ 200), mas me arrependi e pretendo adquirir assim que o encontrar novamente.

Ainda me falta experimentar um single malt da conceituada Glenfarclas e acredito que o 105 seja uma bela opção de entrada. Também espero gostar do Longrow por suas características descritas, embora eu tenha me decepcionado um pouco com o Springbank 10 yo.

Os whiskies mais caros eu só citei por curiosidade, não pretendo fazer nenhuma extravagância.

Quanto ao whisky japonês, ainda é uma opção, mas também não tenho a intenção de investir muito, por isso dificilmente pegaria um 18 anos de início.

Um grande abraço.
F-12
 
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Out 2012 19:15

Re: Yamazaki 12 anos surpreendente.

Mensagempor Kdfukuyama » 15 Fev 2013 07:24

Bom dia Quint,

fico feliz em saber que gostou do Yamazaki 12. Não sei se você degusta com ou sem gelo, mas ele é muito bom mesmo com! Não deixa aquele amargor típico de Whisky quando tem adição de gelo. Uma boa pedida para refrescar nos dias de calor.



Abraços,

Kdfukuyama.
Kdfukuyama
 
Mensagens: 21
Registrado em: 03 Mai 2012 22:02

Re: Yamazaki 12 anos surpreendente.

Mensagempor F-12 » 05 Mar 2013 10:41

Voltando de viagem encontrei pra vender o Yamazaki 12 e 18, bem como o Yoichi 12, dentre outros whiskies japoneses.
Mas acabei não me animando em comprar, pois o preço era quase o dobro dos scotchs da mesma idade.

Também não comprei o Longrow 14, embora o preço estivesse bom.

Minha opção foi pelo Octomore Comus, Laphroaig PX Cask e Glenfarclas 105.
Estou com um bom estoque de single malt, por isso procurei ser mais seletivo.
O Octomore e o Laprhoaig sei que irei gostar e a aposta ficou no Glenfarclas.
Embora não tenha previsão, quando eu experimentá-los, postarei minhas impressões.

Abraço.
F-12
 
Mensagens: 15
Registrado em: 10 Out 2012 19:15

Re: Yamazaki 12 anos surpreendente.

Mensagempor QUINT » 05 Mar 2013 11:21

Olá Fernando...
Ótimas escolhas....aguardando suas impressões, principalmente do Octomore.
Abraço.
QUINT
 
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Mai 2012 15:02

Re: Yamazaki 12 anos surpreendente.

Mensagempor Kdfukuyama » 05 Jun 2013 22:05

Olá Quint,

no início deste ano, ganhei de presente o Yamazaki 18, e posso dizer que é maravilhoso, maravilhoso com um sabor adulto e bem mais complexo que seu irmão mais jovem e refrescante 12. Lá vai minhas impressões:

Nome: Suntory Yamazaki 18
Tipo: Single Malt
Região: Yamazaki / Japão
Anos: 18
ABV: 43%
Filtragem a frio: n/e
Cor: âmbar escuro
Corante: n/e
Corpo: emcorpado
Aroma: Deliciosamente complexo. Perfumado, jerez com leve floral, carvalho antigo, gengibre, cascas de laranja, baunilha e leve caramelo. Muito semelhante ao seu irmão mais jovem Yamazaki 12, porém com acentuada complexidade amadeirada.
Paladar: Complexo. Início amadeirado e cremoso ao mesmo tempo, levemente picante de cravo. Depois de um período na boca, sente-se aromas levemente doces e nozes.
Fim de Boca: Longo. Novamente o retorno do sabor seco e amadeirado do carvalho.
Conclusão: Um Whisky delicioso com aromas e sabores adultos e complexos. É impressionante a diferença que 6 anos podem dar ao Whisky. Se bem que acho que as composições e carvalhos utilizados neste destilado são diferentes do 12, isto é, não é somente o mesmo 12 envelhecido mais 6 anos. Um excelente Whisky para apreciar a noite antes de dormir.


Abraços,

Keizo.
Kdfukuyama
 
Mensagens: 21
Registrado em: 03 Mai 2012 22:02

Re: Yamazaki 12 anos surpreendente.

Mensagempor QUINT » 10 Jun 2013 09:14

Olá Kdfukuyama,

Yamazaki 18 de presente?? cara de sorte vc..hehe.

Muito bom saber mais sobre ele, já tinha gostado muito do 12 anos, agora lendo suas impressões, entrou pra minha lista de sonho de consumo...espero poder prova-lo brevemente.

Abraço.
QUINT
 
Mensagens: 15
Registrado em: 24 Mai 2012 15:02


Voltar para Dúvidas e Discussões Sobre Whisky

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron