Rolha úmida

Tire dúvidas e discuta com nossos membros diversos assuntos relacionados com o fascinante mundo do Whisky.

Moderador: gerente

Rolha úmida

Mensagempor ImonHBnLT » 22 Mar 2013 17:48

Olá, sou meio novo no forum, apesar de já o acompanhar há algum tempo.
Bom, indo direto ao ponto, comprei uma garrafa de Glenfiddich 12yo não muito tempo atrás. Quando fui abrir a mesma, notei que a rolha estava bem molhada (culpa do serviço de entrega :lol: ), e pensei que estragaria a mesma abrir daquela forma...
Acontece que quando abri, a mesma ainda estava úmida (não muito), e ficou quebradiça, esfarinhando. Alguém sabe alguma forma pra fazer a mesma voltar o mais proximo do normal possivel, ou secar a mesma nesse estado seria pior?

Bom, grato pela atenção.
ImonHBnLT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mar 2013 23:40

Re: Rolha úmida

Mensagempor Kdfukuyama » 23 Mar 2013 16:39

Olá ImonHBnLT,

Não sei te dizer se há formas de fazer uma rolha voltar ao estado original.

Mas sugiro que se ela está realmente quebradiça e esfarelando, existe o risco de uma vedação irregular da garrafa, causando evaporação gradativa do líquido.

O melhor seria encontrar outra rolha que se adapte bem à boca da garrafa, ou simplesmente troque de recipiente. Trocar de recipiente pode não ser muito agradável de se ver, mas sabemos que no final, o que importa é o maravilhoso néctar que está dentro dele, rs.


Abraços,

Keizo.
Kdfukuyama
 
Mensagens: 21
Registrado em: 03 Mai 2012 22:02

Re: Rolha úmida

Mensagempor ImonHBnLT » 25 Abr 2013 12:16

Opa, Keizo, desculpa a demora para responder...

Então, sobre a vedação, acredito que esteja bem "segura" ainda.
Eu deixei a garrafa descansando por algumas semanas, e parece que a situação da rolha melhorou um pouco. Ela ainda esfarela, mas não tanto quanto antes.
Vou deixa-la assim por mais algum tempo. Se não melhorar, compro uma daquelas tampas de vinho mesmo.

Valeu aí!
Abraço
ImonHBnLT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mar 2013 23:40

Re: Rolha úmida

Mensagempor Kdfukuyama » 25 Abr 2013 22:58

Boa noite ImonHBnLT,

disponha. Uma coisa interessante que li de um apreciador de Whisky e que faz sentido, é que a desintegração da rolha pode ter sido causada por deixar a garrafa armazenada deitada (provavelmente no estoque da importadora ou distribuidora). Sei que deixar alguns dias deitada durante o envio até você, não deveria estragar a rolha. Em meus pedidos que demoraram em média uns 5 dias para chegar, a rolha estava ok.

Bem, o importante é que está tudo bem com a bebida.

Ah, e se optar por trocar de recipiente, aproveite para colocar em um pequeno que não fique muito ar na garrafa, para assim, evitar oxidação excessiva do Whisky causada por este ar.



Abraços,

Keizo.
Kdfukuyama
 
Mensagens: 21
Registrado em: 03 Mai 2012 22:02

Re: Rolha úmida

Mensagempor ImonHBnLT » 26 Abr 2013 12:47

Entendi. Deve ter sido isso mesmo, então, no lugar do serviço de entrega. Realmente faz mais sentido. :lol:
Aqui na cidade já vi muitas lojas deixar as garrafas de Whisky deitadas, ao lado das de vinho.

E sim, sim. Eu já estava procurando algum lugar confiavel pra comprar uns frascos de boa qualidade pra guardar amostras de Whiskys, pra usar em futuras comparações.

Muito obrigado pela ajuda.

Abraço
ImonHBnLT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Mar 2013 23:40


Voltar para Dúvidas e Discussões Sobre Whisky

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron