Preparando a boca para degustação. Isso existe?

Tire dúvidas e discuta com nossos membros diversos assuntos relacionados com o fascinante mundo do Whisky.

Moderador: gerente

Preparando a boca para degustação. Isso existe?

Mensagempor fabrizio » 29 Nov 2012 20:33

Estou iniciando na arte da degustação de whisky, e venho tido uma certa dificuldade quando degusto dois whiskys ao mesmo tempo, sequencialmente (quero fazer isso para verificar quais sabores mais me agradam). Por exemplo, recentemente experimentei o Jameson e em seguida um Jack Daniels, e notei que a segunda degustação sempre fica prejudicada. Acredito que o sabor do primeiro acaba interferindo no sabor do segundo.

Assim, gostaria de saber se existe alguma orientação quanto a "preparar a boca" entre a degustação de uma bebida e a próxima.

Outra dúvida: assisti recentemente no youtube um interessante vídeo onde era demonstrada a degustação do JW Blue Label, e o apresentador por vezes usava o termo "cortar". Ele disse: "Vamos sentir os aromas sem cortes... vocês pensaram que eu iria cortar, né?"...

O que significa esse corte na degustação?

Um abraço!

Fabricio
fabrizio
 
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Nov 2012 13:38

Re: Preparando a boca para degustação. Isso existe?

Mensagempor gerente » 30 Nov 2012 19:48

Fabrício,

Vamos passar um pouco da nossa experiência.

Ao degustar vários whiskies de uma vez, lembre-se de limpar o paladar entre uma desgustação e outra com água mineral e comidas neutras como pão ou biscoitos de água e sal. Assim se garante que os sabores e aromas do primeiro whisky não interfiram no segundo. E nuca ultrapasse 6 whiskies diferentes em uma única degustação, pois do contrário seu paladar e olfato estarão saturados e estressados dificultando a assimilação dos aromas e sabores dos próximos whiskies.

Não tenho a mínima ideia do que seja "corte".

Temos duas páginas no Blog que podem lhe ajudar quanto degustação em si e aperitivos para acompanhar seus whiskies.

www.singlemaltbrasil.com.br/whisky/curs ... egustacao/
www.singlemaltbrasil.com.br/whisky/whis ... stronomia/

Espero ter ajudado.

Abraços,
Alexandre.
gerente
Site Admin
 
Mensagens: 30
Registrado em: 18 Nov 2011 10:23

Re: Preparando a boca para degustação. Isso existe?

Mensagempor Kdfukuyama » 07 Dez 2012 07:52

Aproveitando,

Quanto for degustar vários Whiskies, deixe os de Islay como o Ardbeg e Laphroaig por último, senão todos os demais (principalmente os delicados) receberão as características enfumaçadas destes monstros! Risos. ;)


Abraços,

Keizo.
Kdfukuyama
 
Mensagens: 21
Registrado em: 03 Mai 2012 22:02


Voltar para Dúvidas e Discussões Sobre Whisky

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron