Trilha do Whisky — Islay

Islay é uma pitoresca e convidativa ilha situada na costa oeste da Escócia, na altura de Glasgow. Dona de uma paisagem única, a ilha apresenta uma atmosfera bucólica aos seus 3.500 habitantes, e tem entre os campos de golfe seu principal atrativo. Mas para aqueles que não apreciam o nobre esporte, Islay oferece algo ainda mais especial. A ilha abriga oito das principais destilarias de whisky da Escócia: Ardbeg, Bowmore, Bruichladdich, Bunnahabhain, Caol Ila, Kilchoman, Lagavulin e Laphroaig.

Os maltes de Islay, com seu peculiar sabor de turfa queimada, ganharam prestígio e um status “cult” por admiradores do mundo inteiro. Todo apreciador sério de whisky tem ao menos um Single Malt de Islay entre seus preferidos. E não é por menos, já que frequentemente os Single Malts de Islay atingem notas altíssimas em degustações conduzidas por whisky connoisseurs de todo o mundo.

Todas as oito destilarias de Islay podem ser visitadas em 3 dias, mas para aqueles que não têm muito tempo, ou paciência, para ficar pulando de uma destilaria a outra, sugerimos um roteiro de dois dias com as seguintes opções.

PRIMEIRO DIA

1. Destilaria Ardbeg

Destilaria Ardbeg

Destilaria Ardbeg

A destilaria fica localizada na pequena vila de Port Ellen, próxima a outras duas destilarias, Lagavulin e Laphroaig.

A Ardbeg foi fundada em 1815 e ficou inativa durante boa parte da década de 80. Em 1997 foi comprada pela Glenmoragie plc, que hoje é parte do grupo francês LVMH. A destilaria vem ganhando vários prêmios recentemente, sendo considerada, junto à Glenmorangie, uma das mais criativas e inovadoras da Escócia, fruto do belíssimo trabalho de Bill Lumdsey, Bioquímico e Whisky Master do grupo LVMH.

Os maltes da Ardbeg são os mais enfumaçados de Islay, apresentando ao redor de 50ppm de fenóis (sendo que a maioria dos maltes de Islay apresentam entre 20 e 40ppm de fenóis).

Horários: Aberta de segunda a sexta, das 9h30 às 17h (funciona também aos sábados de maio a setembro e 7 dias da semana de junho a agosto). O tour leva aproximadamente 1 hora.
Preço: Entrada franca, mas necessário marcar horário com antecendência.
Informações: www.ardbeg.com

2. Destilaria Laphroaig

Destilaria Laphroaig

Destilaria Laphroaig

A Laphroaig se vangloria por ser o Single Malt preferido do Príncipe Charles, que já esteve na destilaria por duas vezes. Na primeira visita, em 1994, sua alteza quase morre ao tentar pousar o avião que pilotava em alta velocidade. Na segunda visita, em 2008, já casado pela segunda vez e acompanhado pela esposa, Camilla Parker, a visita do Príncipe se deu sem sustos. Fotos do ilustre visitante estão espalhadas por toda a destilaria, da qual o Príncipe é grande fã. Dizem que seu Single Malt favorito é o Laphroaig 15 anos, já retirado de circulação e substituído pela versão de 18 anos. Mas não é só sua alteza que tem apreço pelos maltes da Laphroaig, a destilaria conta com um grande número de fãs e seguidores no mundo inteiro.

Além do seu característico sabor enfumaçado, o Laphroaig apresenta também um forte sabor medicinal que nem sempre é encontrado em outros maltes turfados de Islay. Curiosamente, essa característica permitiu que o Laphroaig fosse exportado para os EUA como remédio, durante a Lei Seca americana.

Construída em 1810, a Laphroaig seguiu produzindo ilegalmente até 1815, quando então recebeu licença oficial para a produção de whisky. Atualmente, a destilaria pertence ao grupo americano Beam Global, que entre outras marcas de whisky inclue os Bourbons Jim Beams e Maker’s Mark, o whisky canadense Canadian Club e o scotch Blended Teacher’s. Assim como a Ardbeg, a Laphroaig também fica localizada na pequena vila de Port Ellen.

Horários: Aberta para tours todos os dias, das 10h às 15h30 (até às 14h de novembro a fevereiro). Os tours levam entre 1 e 2 horas aproximadamente.
Preços: Variam de £3 a £25, dependendo do tour escolhido.
Informações: www.laphroaig.com

3. Destilaria Lagavulin

Destilaria Lagavulin

Destilaria Lagavulin

A simpática destilaria Lagavulin tem status “cult” junto aos whisky connaisseurs, já que a maior parcela dos seus maltes, usada na fabricação dos Blendeds da Johnnie Walker, não chega ao mercado. A destilaria só produz uma versão regularmente, o Lagavulin 16 anos, que é considerado um dos melhores maltes de Islay já produzidos. Todos os outros Single Malts são frutos de edições especiais lançadas de tempos em tempos. Não é preciso dizer que os maltes da Lagavulin são, portanto, bem procurados por colecionadores devido a sua raridade.

A destilaria, que foi fundada em 1816, está localizada na pequena vila de Port Ellen (assim como a Ardbeg e a Laphroaig), e pertence atualmente ao gigante grupo de bebidas Diageo.

Horários: Aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h, com último tour às 15h45 (até às 19h, de julho a agosto, com último tour às 17h15). Funciona também aos sábados e domingos nessa época do ano, com último tour às 15h45 e 14h30, respectivamente. Entre novembro e dezembro, a destilaria só funciona de segunda a sexta até as 12h30, com último tour às 11h15. E funciona aos sábados até às 12h30, com último tour às 11h15 (entre abril e junho e setembro e outubro).
Preços: Variam de £6 a £15, dependendo do tour escolhido. Os tours levam entre 1 e 2 horas aproximadamente.
Informações: www.discovering-distilleries.com/lagavulin/

SEGUNDO DIA

4. Destilaria Bowmore

Destilaria Bowmore

Destilaria Bowmore

Uma viagem a Islay tem que contar, necessariamente, com uma visita a tradicional destilaria Bowmore, que rivaliza junto à Macallan em termos de destilarias de maior prestígio na Escócia. Isso se reflete principalmente nos altos preços alcançados pelos Single Malts da Bowmore nos diversos leilões de whiskies ao redor do mundo.

Fundada em 1779, a Bowmore está localizada na vila de Bowmore, que é também a capital da pequena ilha de Islay, e é controlada atualmente pelo gigante grupo de bebidas japonês Suntory.

O ótimo Single Malt da Bowmore segue as caracteríticas dos whiskies de Islay, mas é menos enfumaçado que o Laphroaig, Lagavulin ou Ardbeg, por exemplo. Isso é explicado pelo fato de que a Bowmore seca seus maltes com peat na proporção de 25ppm de fenóis.

Horários: Aberta de segunda a sábado, das 9h às 17h, com último tour às 15h (funciona também aos domingos, de 12h às 16h, de julho a meio de setembro. E sábado, até às 12h, entre meio de setembro a abril). Os tours levam entre 1 e 2 horas, dependendo do roteiro escolhido.
Preços: Variam de £5 a £40, dependendo do tour escolhido.
Informações: www.bowmore.com

5. Destilaria Kilchoman

Armazém da Kilchoman com o primeiro barril

Armazém da Kilchoman com o primeiro barril

Fundada em 2005, foi a primeira destilaria construída em Islay depois de 124 anos, e é uma das mais jovens da Escócia. Em um mercado onde tradição é importante, a Kilchoman não deixa nada a desejar aos grandes e tradicionais nomes da indústria.

Por ser uma destilaria ainda muito jovem, a Kilchoman só lançou até agora versões de Single Malts envelhecidas por 3 e 5 anos em barris que maturaram previamente whisky Bourbon americano e vinho Jerez. Seu Single Malt é equilibrado, balanceado e rico em aromas e sabores. Uma preciosidade que debuta em Islay.

A destilaria é uma das 7 remanescentes na Escócia que ainda fazem seu próprio processo de maltagem da cevada. As outras são: Balvenie, Benrines, Bowmore, Highland Park, Laphroaig e Springbank. Vale, então, uma visita à charmosa “fazenda” que opera ainda de forma bastante artesanal.

Horários: Aberta diariamente, das 10h às 17h (também aos sábados de abril a outubro). Os tours levam aproximadamente 1 hora, e têm que ser agendados com antecedência.
Preços: Contactar a destilaria.
Informações: www.kilchomandistillery.com

Como chegar a Islay

Ônibus diários operados pela Scottish Citylink (www.citylink.co.uk) saem de Glasgow até Kennacraig. A viagem leva aproximadamente 3 horas. De Kennacraig, sai o ferry até Islay com frequência de duas vezes ao dia, levando aproximadamente 2 horas, operado pela empresa Caledonian MacBrayne (www.calmac.co.uk). A viagem total dura cerca de 6 horas.

Outra opção é viajar de carro de Glasgow até Kennacraig, e depois de ferry de Kennacraig até Islay. A viagem total leva, aproximadamente, 5 horas. A maneira mais fácil de viajar a Islay, no entanto, é voar por 35 minutos de Glasgow, pela British Airways ou Flybe.

Onde se hospedar

The Grange Guesthotel
Endereço: Port Ellen —Isle of Islay — Scotland, PA42 7BN, UK.
Tel: +44 (0) 1496 302035
Email: m@clansman.plus.com
Website: www.islaygrange.com
Diárias entre £40 e £50.
Localizado na vila de Port Ellen. Deste “B&B” pode-se caminhar até a Laphroaig, Lagavulin e Ardbeg.

Hotel Lochside
Endereço: Shore Street, Bowmore, Isle of Islay – Scotland, PA43 7LB, UK.
Tel: +44 (0)1496 810 390
Email: bookings@lochsidehotel.co.uk
Website: www.lochsidehotel.co.uk
Diárias entre £40 e £60.
Localizado na vila de Bowmore e a 200 metros da destilaria Bowmore.

Onde saber mais

Os comentários estão encerrados.