Mapa de Aromas e Sabores

Não sabemos a autoria do diagrama de sabores e aromas de Single Malts que segue abaixo. Recebemos a imagem por e-mail e infelizmente não é possível dar os devidos créditos, como normalmente fazemos. Apenas ressaltamos que o diagrama se inspira no mapa de sabores e aromas desenvolvido para a série dos Maltes Clássicos da Diageo, que se encontra na seção “Curso Básico de Degustação” de nosso site.

O diagrama é simples, mas algumas pessoas se confundem. Dessa forma, cabe uma pequena descrição de nossa parte.

São quatro os sabores e aromas descritos no diagrama: delicados, suaves, complexos e enfumaçados. Portanto teremos:

Quanto mais à direita > Mais complexo é o Single Malt

Quanto mais à esquerda > Mais suave é o Single Malt

Quanto mais acima > Mais enfumaçado é o Single Malt

Quanto mais abaixo > Mais delicado é o Single Malt

Toda a análise de um whisky é subjetiva e pessoal. Porém, de acordo com nossa experiência, o diagrama abaixo apresenta muito bem em linhas gerais alguns dos mais importantes Single Malts encontrados no mercado.

O Lagavulin, por exemplo, é um Single Malt bastante complexo e enfumaçado. E, portanto, teria que estar no canto superior direito do diagrama, como é o caso. Já o Ardbeg 10 é suave e enfumaçado, se encaixando bem no canto superior esquerdo.

São várias as combinações existente a partir do diagrama em questão e deixamos para vocês, nossos leitores, descubrirem por conta própria se as descrições acima fazem sentido. E por que não criarem suas próprias descrições?

Esta entrada foi publicada em Curiosidades & Educação e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>