A Arte Por Trás Dos Barris De Whisky

O tanoeiro, ou toneleiro, é um artista, um artesão que com toda perícia, anos de prática e dedicação constrói os barris onde ficará repousando a bebida que tanto apreciamos.

Normalmente a profissão passa de pai para filho. São famílias inteiras envolvidas na arte da construção de tonéis de madeira. E algumas destilarias mantém seus próprios tanoeiros de forma a controlarem melhor a fabricação de seus barris. O vídeo abaixo retirado do website “Spirit of Spey” e filmado no Whisky Show 2012 realizado em Londres — evento que a Single Malt Brasil esteve presente — dá uma ideia da habilidade dos tanoeiros na montagem dos barris.

A  profissão, que na Escócia é conhecida como cooperage, passou por um longo período de declínio, mas está ressurgindo novamente devido a alta na demanda por destilados envelhecidos e pela falta de bons profissionais no mercado. Parece que os atuais salários para um aprendiz de tanoeiro não são nada mal para os jovens escoceses que querem ingressar na carreira.

No Brasil a atividade parece estar concentrada em Ribeirão Preto e Porto Feliz, onde as empresas fazem barris, dornas e outros tipos de tonéis de madeira que abastecem não só as indústrias de cachaça e vinho como também empresas de decoração.

Esta entrada foi publicada em Curiosidades & Educação e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>