Whisky Falsificado, Uma Triste Realidade Brasileira

Por Alexandre Campos

Existem duas formas de se proteger contra os whiskies falsificados comercializados no Brasil:
i) exigir o selo de recolhimento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na tampa de suas garrafas. O lacre da Receita Federal confirma que a bebida foi importada corretamente já que a selagem ocorre junto ao produtor no exterior, garantindo, portanto, a procedência da bebida. E o selo não serve apenas para as bebidas importadas, mas para lacrar as nacionais também. Do contrário, você estará comprando uma bebida clandestina e de procedência duvidosa.
ii) verificar as informações em português do importador e distribuidor brasileiro na garrafa. Whiskies mais comuns são falsificados usando-se garrafas originais vazias e enchidas com bebidas mais baratas, mas no Brasil essa ocorrência é menor entre os whiskies mais caros. O problema da adulteração de whiskies mais caros se dá entre nossos países vizinhos que fornecem os Single Malts e Blendeds premium piratas e adulterados ao mercado brasileiro.

Fábrica clandestina de falsificação de whisky em Santana do Livramento no Rio Grande do Sul. (Fonte: Polícia Federal)

Testes como sacudir a garrafa para checar as bolhas, ou tocar a garrafa com caneta para se verificar o som produzido, não têm embasamento algum para atestar a autenticidade de um whisky, ou qualquer outro destilado. Não passam, portanto, de folcore e lendas urbanas.

Faremos em breve um post detalhando o que se esperar em uma garrafa original de whisky.

Lembre-se, exija sempre em suas garrafas o selo do IPI e as informações em português do importador e distribuidor brasileiro! E denuncie a Receita Federal caso seja enganado e receba um whisky sem essas informações!

Esta entrada foi publicada em Curiosidades & Educação, Notícias e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

24 respostas a Whisky Falsificado, Uma Triste Realidade Brasileira

  1. Higor Nobre disse:

    Boa tarde,gostaria de saber se os selos do IPI deixaram de ser obrigatório nos whiskys?
    Grato.

    • Single Malt Brasil disse:

      Caro Higor,
      Os selos do IPI são obrigatórios em todas as bebidas comercializadas no Brasil, inclusive as produzidas domesticamente.
      Algo que possamos lhe ajudar?
      Abraços,
      Pedro.
      Equipe Single Malt Brasil

  2. Franco Antunes disse:

    Comprei um Gold Label Reserve no site do Extra e para minha surpresa o whisky foi entregue pela loja vistual E-Facil… Comprei no site do Extra para ficar tranquilo quanto à procedência e aí acontece isso…

    O whisky chegou em casa e achei algumas coisas estranhas:

    1-A caixa não veio plastificada (não sei se é padrão a caixa vir plastificada);
    2-Quando abri a caixa a garrafa estava meio molhada de whisky;
    3-Veio com o selo do IPI (da Recita Federal do Brasil), porém, não veio com lacre plástico no bico (não sei se é padrão vir com essa lacre).

    Será que esse whisky pode ser falsificado?

    Estou em dúvida se abro ou não, pois se abrir não poderei mais trocar…

    • Single Malt Brasil disse:

      Caro Franco,

      Desculpe-nos pela demora em responder, mas tivemos problemas em nosso sistema e muitas mensagens só estão chegando agora.

      O Extra usa fornecedores independentes. É um “marketplace” que agrupa vários fornecedores. Não é o Extra que fornece. Nunca se sabe quem está fornecendo as mercadorias .

      Você já abriu o whisky? Ele veio com informações em português do importador, no caso Diageo?

      Pedro.

  3. Bruno Sahione disse:

    Vi numa resposta que existem 2 tipos de loja duty free no país e me surgiu uma dúvida: o whisky comercializado numa duty free de varejo interno ele tem selo de IPI e bico dosador? Pois já vi supostas garrafas oriundas dessas lojas com selo porém gargalo aberto.

    • Single Malt Brasil disse:

      Oi Bruno,
      Selo do IPI e informações do importador em português na garrafa são obrigatórios na comercialização de bebidas importadas no mercado interno. As bebidas nacionais têm que ter o selo do IPI.
      Bico dosador é opcional. Fica a critério do produtor/importador.
      Bottom line, bebida em duty-free de varejo interno sem selo do IPI e sem informações do importador é pirata!
      Atenciosamente,
      Marcus.
      Equipe Single Malt Brasil

  4. Paulo B disse:

    Boa tarde.. Comprei uma caixa de Black Label e o vendedor disse que os whisky não estão mais vindo com o selo da diageo nem com o número de serie atrás do rótulo. Achei estranho. Essa informação procede?

    • Single Malt Brasil disse:

      Caro Paulo,

      Se não se importar em comentar, onde adquiriu a caixa do Black Label?

      Poderia verificar se sua garrafa apresenta as seguintes características:
      i) Selo de recolhimento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados na tampa das garrafas. O lacre da Receita Federal confirma que a bebida foi importada corretamente já que a selagem ocorre junto ao produtor no exterior, garantindo, portanto, a procedência da bebida. E o selo não serve apenas para as bebidas importadas, mas para lacrar as nacionais também. Do contrário, trata-se de bebida clandestina e de procedência duvidosa.
      ii) Informações em português do importador e distribuidor brasileiro na garrafa que também confirmam que o produto foi importado pelas vias legais garantindo sua procedência. No seu caso, no rótulo tem que ter informações da Diageo Brasil, como CNPJ, endereço…

      Estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Marcus
      Equipe Single Malt Brasil

  5. diana disse:

    Meu primo comprou uma caixa de chivas 12 anos, o vendedor disse que era de duty free, as garrafas vinham com selo do ipi e lacre transparente com nome da Diageo. Achei entranho, pois a Diageo não importa e nem distribui chivas e ainda era sem dosador.

    • Single Malt Brasil disse:

      Cara Diana,

      De fato a Diageo não é a dona da marca Chivas, mas sim a Pernod Ricard. Chivas com lacre de Diageo é bastante suspeito.

      A falta do bico dosador, entretanto, não significa que o whisky seja falso. As garrafas que saem das destilarias e linhas de produção de whisky na Escócia não têm bico dosador. São os importadores que pedem a colocação do bico dosador para algumas marcas muito falsificadas de forma a dificultar a falsificação.

      Existem 2 lojas da Duty-free no Brasil. A primeira que é “duty-free” no conceito de não haver imposto de importação e que fica em “solo internacional”, depois da imigração e antes da alfândega. Os produtos dessas lojas não podem vir com selo do IPI já que a bebida não foi nacionalizada.
      A segunda loja da duty-free é de segmento de varejo no mercado interno. As bebidas dessas lojas têm que vir com selo do IPI já que o produto é para ser comercializado no mercado doméstico.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Marcus
      Equipe Single Malt Brasil.

  6. bruno disse:

    Uma prima comprou uma caixa de whisk chivas de um conhecido, o mesmo disse que o produto era de duty free, achei estranho as garrafas vir com o selo do IPI e no lacre vir o texto em português “lacre de garantia” e “distribuidor exclusivo Diageo Brasil”. Acho a procedência desse whisk duvidosa pelos fatos relatados. O que vocês acham?

  7. bruno disse:

    Já viajei ao exterior e comprei whisk em duty free, em nenhuma garrafa veio selo do IPI, uma prima comprou uma caixa de whisk de um amigo lacrada com a fita da duty free. Dizendo o vendedor que o whisk era de duty free. Achei estranho as garrafas vir com o selo do IPI e lacre da DIAGEO. O que acha da precedência desse whisk?

    • Single Malt Brasil disse:

      Caro Bruno,

      Existem 2 lojas da Duty-free no Brasil. A primeira que é “duty-free” no conceito de não haver imposto de importação e que fica em “solo internacional”, depois da imigração e antes da alfândega. Os produtos dessas lojas não podem vir com selo do IPI já que a bebida não foi nacionalizada.
      A segunda loja da duty-free é de segmento de varejo no mercado interno. As bebidas dessas lojas têm que vir com selo do IPI já que o produto é para ser comercializado no mercado doméstico.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Marcus
      Equipe Single Malt Brasil.

  8. Juan Carlos Mateus disse:

    Comprei um Whiskey Chivas Regal 12 anos no Duty Free do Rio de Janeiro, para a minha surpresa vinha sem o bico dosificador! Ou seja, FALSO!!! Pensem, como re-embasar um Whiskey com bico dosificador?
    O bico dosificador já é um bom sinal do que o Whiskey não é falso!
    Tenho comprado Whiskey em outros Duty Free pelo mundo e sempre vem com o bico, já aqui no Brasil não vem!

    • Single Malt Brasil disse:

      Caro Juan Carlos,

      A falta do bico dosador não significa que o whisky seja falso. As garrafas que saem das destilarias e linhas de produção de whisky na Escócia não têm bico dosador. São os importadores que pedem a colocação do bico dosador para algumas marcas muito falsificadas de forma a dificultar a falsificação.

      O importante é comprar em lojas conhecidas e verificar se a bebida vem com informações do produtor na garrafa. Para os whiskies e bebidas comercializados no mercado doméstico, atente também para o selo do IPI colado na tampa da garrafa.

      Nossa bebidas são adquiridas diretamente das destilarias e produtores com escritórios e importadores instalados aqui no Brasil. Segue nosso e-commerce (www.lojadewhisky.com.br).

      Boas doses,
      Marcus
      Equipe Single Malt Brasil

  9. Maria de Lourdes Placido disse:

    É possível comprar wisky falso no Duty Free? Aproveitei uma promoção, comprei uma caixa e depois passei para uma pessoa. Hoje, recebo um recado dizendo que é falso. Devo acreditar?

    • Single Malt Brasil disse:

      Prezada Maria Placido,

      Boa tarde.

      É raro mas já escutamos pequenos relatos de pessoas que adquiriram whiskies falsos em Duty-Free.

      Não é uma tarefa fácil reconhecer whiskies falsificados. A embalagem às vezes não diz muita coisa porque falsificadores usam embalagens vazias para transplantar whiskies mais baratos. Por exemplo, um Black Label tem que ter aromas enfumaçados de alcatrão, carvão, bacon, tabaco, entre outros, e se não tiver essas características será possivelmente um whisky transplantado. Esse termo transplante nada mais é que colocar um whisky mais barato em uma garrafa de um whisky caro. Seria, por exemplo, colocar Red Label em uma garrafa de Blue Label e vendê-lo como se Blue Label fosse.

      A pessoa tem que ter experiência com whiskies para reconhecer as falsificações. Um Blue Label tem que ter vários aromas como passas, panetone, figo, baunilha, canela, laranja…e por aí vai, e se não apresentar essa complexidade não será um Blue Label.

      E no caso das pessoas que não possuem essa experiência? Aí vão algumas dicas:
      i) comprar whiskies apenas em locais confiáveis como as lojas de duty-free, e lojas online como a Single Malt Brasil, Imigrantes Bebidas e Rei dos Whiskies.
      ii) confirmar sempre o selo de recolhimento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados na tampa das garrafas. O lacre da Receita Federal confirma que a bebida foi importada corretamente já que a selagem ocorre junto ao produtor no exterior, garantindo, portanto, a procedência da bebida. E o selo não serve apenas para as bebidas importadas, mas para lacrar as nacionais também. Do contrário, trata-se de bebida clandestina e de procedência duvidosa.
      iii) verificar as informações em português do importador e distribuidor brasileiro na garrafa que também confirmam que o produto foi importado pelas vias legais garantindo sua procedência.

      Aqui no Blog encontrará uma matéria a respeito de whiskies falsificados: http://www.singlemaltbrasil.com.br/whisky/2012/10/whisky-falsificado-uma-triste-realidade-brasileira/

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Marcus
      Equipe Single Malt Brasil

  10. Daivd Santos disse:

    comprei um whisky sem verificar o se estava com selo de ipí., Quando abri e bebi o gosto era de alcool puro…fui no mercado que tinha comprado e exigi a devolução do dinheiro pago… me devolveram …..é o gerente ai disse que era normal sem selo., Mas não sou trouxa né

    • Single Malt Brasil disse:

      Caro Daivd,

      Desculpe-nos pela longa demora ao responder.

      Você está coberto de razão! Exija sempre os seus direitos. Toda bebida comercializada em nosso mercado, seja importada ou nacional, tem que ter o selo do IPI. Isso é exigência da Receita Federal.

      Se for comprar uma cachaça, por exemplo, a garrafa tem que conter o selo do IPI.

      As bebidas importadas, além do selo do IPI, têm que trazer informações em português do importador, e características básicas da bebida, no rótulo da garrafa.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Marcus
      Equipe Single Malt Brasil.

  11. tenho estranhado de alguns meses para cá bebidas em alguns supermercados de Jundiai sem o selo da receita federal tanto em bebidas importadas como até em nacionais. Acho estranho esta situação, a não ser que nenhuma bebida seja obrigatório agora os selo.

    • Single Malt Brasil disse:

      Prezado Ricardo,

      O selo é obrigatório de acordo com a legislação. Portanto, todas as bebidas importadas ou nacionais têm que vir com o selo do IPI colado na tampa das garrafas.

      Existe um problema sério no sul do Brasil com bebidas piratas. O mercado de vocês é abastecido por bebidas clandestinas vindas do Uruguai e Paraguai.

      Tome cuidado! E peça mais explicações aos lojistas se não estiver confortável antes de realizar uma compra.

      Abraços,
      Equipe Single Malt Brasil.

  12. Antonio V. Lombardi disse:

    Gostaria de saber se os whiskies adquiridos nos Duty Free dos aeroportos também devem conter o selo de IPI e porque algumas garrafas vem com o contador e outras não. Não estariam essas últimas mais suscetíveis à falsificação? Pergunto porque já comprei nesses lugares bebidas com esse dispositivo no gargalo e outras sem o que me causou estranhamento e dúvidas.

    • Single Malt Brasil disse:

      Caro Antônio,
      Até o que sabemos, as garrafas do duty-free não recolhem IPI. Portanto, não precisam conter o selo.
      Até hoje não entendemos a questão do conta gotas. A maioria das garrafas importadas não apresentam mais esta característica que parece ser uma excrecência antiga de nossa legislação para evitar o consumo excessivo de álcool. Parece que o legislador acreditava nessa tolice.
      Abraços,
      Equipe Single Malt Brasil.

  13. Edson Suniga disse:

    Repudio aos produtos pirata, nem caixa de fosforos, whisky somente original e comprado em lojas ou sites especializados.
    Produtos Pirata Fazem Mau Para a Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>