Benromach 10 — O Melhor de Speyside

Não se surpreenda se você nunca ouviu falar na Benromach. A menor destilaria escocesa é uma jóia rara escondida dentro de Speyside, a região produtora de whisky mais importante da Escócia e banhada pelo rio Spey.

A história da Benromach começa em 1898 — não falta, portanto, tradição em seus métodos de produção — e a destilaria produz hoje um malte ligeiramente enfumaçado, como era a prática de grande parte das destilarias de Speyside antes de 1960. Atualmente a grande maioria dos single malts da região não apresenta essa característica defumada situando-se mais no espectro frutado e floral.

No final de março deste ano, o Benromach 10 anos, clássico da destilaria, foi eleito na premiação WWA (World Whiskies Award) de 2014 o melhor single malt de Speyside na categoria com maturação menor ou igual a 12 anos. Uma grande justiça a esse grande exemplar da Benromach.

Maturado em barris ex-Bourbon e ex-Jerez e depois transferido para um envelhecimento adicional em barris de Jerez Oloroso, o Benromach 10 é de fato um dos single malts mais premiados na categoria até 12 anos.

Seguem algumas notas de degustação deste maravilhoso whisky.

Aparência: Âmbar.
Olfato: Complexo e frutado. Cereal, chocolate, abacaxi, kiwi, canela, nozes, maçãs verdes e ligeiramente enfumaçado.
Paladar: Licoroso e cremoso. Cereal, morango, amora, malte tostado e tons enfumaçados.
Fim de boca: Longo predominando as notas enfumaçadas e frutadas.
Conclusão: Complexo e excepcional.

Esta entrada foi publicada em Curiosidades & Educação, Destilarias & Viagens, Notas de Degustação / Vídeos e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>