A Sociedade do Whisky Escocês

Por Danilo Cembrero, nosso mais novo colunista.

Já imaginou um lugar onde você possa provar centenas de whiskies single cask (provenientes de um único barril)? E ainda por cima escolher whiskies provenientes de mais de 130 distintas destilarias? Em Edimburgo, capital escocesa, a Scotch Malt Whisky Society (SMWS) torna esse sonho uma realidade.

Foto: Dean Marinello

Curiosidade é o que deu os primeiros passos para a formação da SMWS. Curiosidade de um grupo de amigos que se reunia em Edimburgo em meados da década de 70 para provar os diferentes sabores de whiskies vindos diretamente de seus respectivos barris de carvalho.

O primeiro barril adquirido pelo grupo veio da destilaria Glenfarclas. Os amigos filtravam o conteúdo do barril através de um pano de musselina e engarrafavam o precioso líquido em garrafas de whiskies vazias. O que mais surpreendia e encantava o grupo era o fato desses whiskies serem mais saborosos e complexos que os que eles conheciam e encontravam disponíveis no mercado.

A Sociedade, que no início da década de 80 já contava com cerca de 50 pessoas, passou a comprar mais barris para compará-los e assim foi surgindo e se formando a SMWS. Em 1983, o grupo decidiu então abrir filiação ao público em geral e os membros originais se tornaram acionistas da nova empresa.

Foto: Dean Marinello

Todos os whiskies da Sociedade são engarrafados diretamente de seus barris de carvalho com os teores alcoólicos originais (entre 50-60% ABV). Esses whiskies passam então por um filtro áspero, diferentemente da maioria dos whiskies disponíveis no mercado, que são reduzidos em teor alcoólico pela adição de água e filtrados a baixas temperaturas, processo chamado de chill-filtration.

Por conta de um acordo comercial com as destilarias, os whiskies da sociedade trazem em suas garrafas numerações para suas identificações. Os números nos rótulos correspondem às destilarias das quais vieram os barris de carvalho — não é objetivo da Sociedade competir com as os whiskies das próprias destilarias. Vale também citar que os whiskies da Sociedade estão disponíveis apenas para seus membros, sendo, assim, impossível comprá-los de varejistas.

Foto: Dean Marinello

Na primeira sexta-feira de cada mês, a Sociedade envia aos seus membros um folheto contendo os whiskies recentemente engarrafados, geralmente de 8 a 35 barris diferentes. Newsletters, que são chamadas de Unfiltered, também são emitidas para todos os membros quatro vezes por ano e incluem matérias sobre destilarias, histórias do mundo do whisky, assim como informações atualizadas sobre a SMWS e eventos de whisky sediados no Reino Unido.

Os convidados dos membros podem usar ainda as instalações da SMWS — os vaults em Leith e a sede na Queen Street, ambos em Edimburgo, e o salão na Greville Street, Londres.

Foto: Dean Marinello

Apesar de todos os benefícios da Sociedade, o que realmente intriga e continua a trazer novos membros para o grupo é o fato de que o lugar é uma “meca” para os amantes de whisky. Além da linda decoração e infinidade de whiskies a serem provados, existe também sempre alguém disposto a dividir um copo de scotch e conversar por horas sobre a bebida, é claro. O bar na sede da Queen Street é aberto ao publico em geral e uma ótima dica para aqueles que visitam Edimburgo.

A SMWS tem franquias espalhadas em países como os EUA, Japão, Bélgica, Austrália, Suécia, França, Itália, Taiwan, África do Sul, Áustria e Alemanha. Há também um salão para membros da Sociedade na Suíça, que tem funcionamento sazonal. Infelizmente, a SMWS ainda não decidiu se aventurar por nossas terras, mas com o aumento da procura por whiskies de single malte no Brasil isso pode acontecer em um futuro próximo, vamos ficar de dedos cruzados!

Mais informações na página da SMWS: www.smws.com

Danilo Cembrero é um whisky ambassador, formado em comunicação social e escocês de coração. Apaixonado por whisky, mora na Escócia desde 2013 onde segue provando os mais deliciosos maltes. Escreve com o pseudônimo de “Mr Whisky” e pode ser encontrado diariamente para uma rodada de drams em Edimburgo ou em www.themrwhisky.com.

Esta entrada foi publicada em Curiosidades & Educação, Whiskies Raros & Caros e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>