Treinamento em Qualidade da Cachaça Envelhecida

Essa é para quem quer entender um pouco mais de cachaça e saber como produzir esse nosso grande destilado.

O Laboratório de Tecnologia e Qualidade da Cachaça (ESALQ-USP) promoverá o “Treinamento em Qualidade da Cachaça Envelhecida”, nos dias 27 e 28 de março.

O curso contemplará informações importantes para caracterização do processo de envelhecimento da cachaça e contará com palestras, aulas práticas, degustações e mesa redonda para discussões dos princípios e técnicas que influenciam na obtenção da cachaça envelhecida de qualidade. Com pesquisadores do Laboratório em Tecnologia e Qualidade da Cachaça (ESALQ-USP) e convidados especiais!

Quando: 27 e 28 de março das 8h30 às 18h
Onde: Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da ESALQ, na Av.Pádua Dias, 11, em Piracicaba, SP.
Perfil do evento: Após a produção da cachaça, a bebida pode ser envelhecida em recipientes de madeira apropriados, onde reside por um período de tempo com o objetivo de afinar o perfil sensorial, melhorar a qualidade e consequentemente, agregar valor comercial. Princípios e técnicas relacionadas ao processo de envelhecimento interferem na obtenção do produto final e são considerados pontos importantes na obtenção da cachaça envelhecida de qualidade.
Objetivos: Transmitir informações teóricas e práticas que podem ser aplicadas por produtores, por técnicos e demais interessados em compreender os aspectos legais, químicos e sensoriais envolvidos no envelhecimento de cachaça.
Inscrições: http://fealq.org.br/informacoes-do-evento/?id=226

Corpo docente

Dr. André Ricardo Alcarde – Eng. Agrônomo, Mestre e Doutor pela ESALQ/USP. Pós-Doutorado em fermentação e destilação pelo INRA (InstitutNational de laRechercheAgronomique – Montpellier, França). Professor do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN/ESALQ/USP), com atuação na área de tecnologia da produção de bebidas fermentadas e destiladas.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706863J6

Aline Bortoletto – Doutoranda e pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas (LTQB – ESALQ-USP). Cientista de Alimentos formada pela ESALQ-USP, com especialização em compostos de aromas, envelhecimento de bebidas alcoólicas, análise sensorial e psicologia cognitiva, na AGROSUP Dijon e no InstitutUniversitaire de laVigne et duVin (IUVV – Université de Bourgogne, França).

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266779Z0e

Esta entrada foi publicada em Cachaças de Alambique e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>