Os Melhores Whiskies de 2015

Por Alexandre Campos

A destilaria King Car, localizada na ilha de Taiwan, me enviou ano passado umas amostras de seus whiskies. Fiquei encantado com o que eles produzem lá no extremo oriente. Por sorte, no pacote enviado por eles veio também o Kavalan Solist Vinho Barrique Cask Strength, envelhecido em barris de carvalho americano que maturaram previamente vinhos tintos e brancos. Achei esse single malt excepcional e não fiquei surpreso dele ter sido eleito o  melhor single malt do mundo pelo World Whiskies Awards (WWA) 2015, premiação organizada pela revista britânica Whisky Magazine.

Já é a segunda vez consecutiva que um single malt fora do eixo Escócia e Japão ganha essa categoria, a principal do WWA. Ano passado o título ficou com o Sullivans Cove French Oak Cask, produzido na ilha australiana da Tasmânia.

Não é novidade que o mundo do whisky tem apresentado boas surpresas e inovações a cada ano. Temos, claro, que fazer jus a tradição e reputação conseguidas pelos whiskies escoceses. Porém, o fato é que novas destilarias de whisky de países com pouca tradição na produção de bebida vêm ganhando projeção internacional e agradando os paladares de especialistas renomados. É uma prova de que whisky não tem muito a questão do “terroir”. Dominar as técnicas de fermentação, destilação e envelhecer whiskies em barris de carvalho de qualidade são os principais fatores quando o assunto é produzir um bom whisky.

O título de melhor whisky americano foi para o Thomas H. Handy Sazerac Straight Rye Whiskey, produzido pela destilaria Buffalo trace e o de melhor blended whisky foi para o Blended Whisky #1 — Batch 1, produzido pela empresa britânica That Boutique-y Whisky Company. Para a lista completa dos whiskies premiados nas diversas categorias e sub-categorias acesse a página da Whisky Magazine:

http://www.worldwhiskiesawards.com/2015/

Todos os whiskies premiados nessas três principais categorias são produzidos em pequenas quantidades e não chegam ao nosso mercado. Na verdade, é difícil até encontrá-los em lojas especializadas em seus países produtores. Para nós apreciadores resta pular em cima se nos depararmos com alguma garrafa dessa pelo mundo.

Esta entrada foi publicada em Eventos & Premiações e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>