Alguns Mitos Sobre Whisky – Parte IV

Um dos mitos mais intrigantes se refere a adição de água ou gelo ao whisky. É comum escutarmos a célebre frase em relação ao nosso oitavo mito “…o whisky levou tanto tempo para perder a água, e o sujeito vai lá e tasca água no whisky…”.

O whisky levou mesmo muito tempo para perder a água? Quando que o whisky levou muito tempo para perder água? Durante o processo de destilação? Ou durante a maturação em barris de carvalho?

O processo de destilação leva apenas algumas horas para separar a água do álcool. O que não é tanto tempo. Podemos até dizer então que “…o whisky levou tão pouco tempo para perder água durante a destilação, e o sujeito vai lá e tasca água no whisky…”.

Durante a maturação em barris de carvalho o whisky perde mais álcool do que água. A razão é simples, e explicada pela química. Álcool é mais volátil e evapora mais rápido do que a água. E podemos modificar a célebre frase da qual falávamos para “…o whisky levou tanto tempo para perder álcool, e o sujeito vai lá e tasca água no whisky…”. Que fique claro, portanto, que a maturação em barris de carvalho é para adicionar sabores e aromas ao whisky, e não para retirar sua água.

A função da maturação em barris de carvalho não é de retirar água do whisky, mas sim de adicionar sabores e aromas à bebida final

 

Os próprios produtores adicionam água ao whisky antes do seu engarrafamento de modo a reduzir sua graduação alcoólica para 40%. Busca-se, dessa forma, agradar com uma bebida menos alcoólica o paladar da maioria, que não apreciaria os chamados whiskies “cask strengths” saídos diretos dos barris.

A água apenas dilue os sabores da bebida. Já o gelo, “fecha” seus sabores e aromas. Portanto, ambos não são recomendáveis para quem quer apreciar o whisky em sua totalidade.

Já escutou que a grafia “whisky” só pode ser usada na Escócia, ou que nos EUA a grafia tem que ser “whiskey” com “e”? Está aí o nono mito!

Repare na grafia "whisky" no rótulo do Bourbon Maker's Mark

 

“Whisky” é usado em outros países também. Não existe patente sobre a palavra “whisky”, que é, de fato, usada também para descrever os whiskies japoneses e canadenses. Nos EUA as duas formas de grafia estão corretas. Há muitos whiskies americanos que são denominados de “whisky”, e o Bourbon Maker`s Mark é apenas um deles.

Esta entrada foi publicada em Curiosidades & Educação e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Alguns Mitos Sobre Whisky – Parte IV

  1. Keizo Dan Fukuyama disse:

    Parabéns por mais uma excelente matéria de curiosidades sobre o Whisky!

    Só queria ressaltar um ponto sobre o Oitavo Mito. Como vocês já mencionaram no Curso Básico de Degustação e que também concordo, é que vale experimentar determinados Whiskies em sua forma natural e depois, acrescentar água mineral em doses corretas, auxiliando a liberar certos aromas ocultos. E notei que Whiskies com elevado ABV liberam uma quantidade maior de aromas.

    Abraços!

    • Single Malt Brasil disse:

      Keizo,
      Concordamos e notamos o mesmo. Quanto maior ABV, maior a quantidade de aromas liberados quando adicionamos um pouco de água ao whisky. A água provoca reações químicas na bebida que ajudam a liberar uma profusão de aromas, e sabores também.
      Abraços,
      Equipe Single Malt Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>