Reino Unido não é só cerveja e whisky, mas vinho também

Adaptação da matéria publicada no site do UOL: http://viagem.uol.com.br/guia/roteiros/internacionais/terra-da-cerveja-e-do-uisque-reino-unido-tambem-tem-passeios-por-vinhedos/index.htm

Por Rafael Mosna

Terra da cerveja e do uísque, Reino Unido também tem passeios por vinhedos

Reino Unido combina com uísque, cerveja e sidra, mas se engana quem restringe o destino a somente essas bebidas. Recentemente, a região vem se aprimorando na produção de vinho, e é reconhecida principalmente por seus espumantes frescos e delicados, muitos deles elaborados seguindo o método tradicional do champanhe.

As principais vinícolas, algumas abertas à visitação, estão na Inglaterra e no País de Gales, mas até as terras do sul da Escócia estampam alguns parreirais no mapa.

O UOL Viagem conheceu vinícolas abertas a turistas em diferentes regiões britânicas. Para aqueles com tempo, há locais em que é possível pernoitar e aproveitar o sossego com caminhadas por trilhas em parreirais, jantares regados a taças de vinho e preocupação zero.

Tours, digamos, “expressos” podem ser combinados com atrações turísticas regulares. Um bate-volta de Londres, por exemplo, é viável.

A seguir, veja oito opções de tours em cinco regiões (localize-se no mapa abaixo). Todos os passeios citados são realizados em inglês.

Dica: se sua ideia é ver cachos de uvas nos pés, prefira fazer sua visita entre os meses de agosto e outubro (geralmente, a colheita é realizada neste último mês). Verifique disponibilidade e horários com antecedência.

EM KENT
Chapel Down (www.chapeldown.com) é responsável por cerca de 12%  da produção total de vinho britânico, cujo valor está na casa de 4 milhões de garrafas por ano – a maior parte delas composta por espumantes.

A visita guiada dura cerca de 50 minutos e inclui explicações sobre história do vinho nacional e modo de produção. Ali, por exemplo, a videira possui um tronco que pode chegar ao dobro do tamanho da planta em países quentes. O objetivo é viabilizar um acesso maior aos raios do sol, que não é abundante.

Encerradas as caminhadas e explicações, todos se sentam em pequenas mesas coletivas para uma degustação guiada de seis rótulos. Entre eles, podem estar o Bacchus, vinho branco fresco e frutado, e os espumantes Rosé Brut Pinot Noir, delicado e refrescante, e o Blanc de Blancs Chardonnay.

Os tours acontecem de abril a novembro. Vale esticar a visita e almoçar no Swan at Chapel Down.

Já a Biddenden (www.biddendenvineyards.com) realiza passeios gratuitos às quartas ou aos sábados (as datas variam de acordo com o mês), sempre às 10h. Caso o visitante chegue com 15 minutos de antecedência, será recebido com uma xícara de café gratuita. Recomenda-se checar disponibilidade antes da viagem e fazer reservas.

Familiar, a vinícola comercializa seus vinhos, incluindo dois tipos de espumante (rosé Gamay e branco, elaborado com as uvas Reichensteiner, Pinot Noir, Ortega e Scheurebe), somente no Reino Unido. Trabalha apenas com produtores locais e também fabrica sidras e sucos de maçã.

Parreiras na vinícola Biddenden, no condado de Kent

Mais uma alternativa em Kent, a vinícola Hush Heath (www.hushheath.com) oferece opção de degustação e tour (sem guia) todos os dias do ano, das 11h às 17h. É só chegar, sem necessidade de reservas: bom para viajantes de última hora.

Para andar com calma pelas parreiras e macieiras, guarde pelo menos uma hora, para fazer pausas entre as bonitas paisagens. É possível ainda comprar uma cesta para fazer piquenique no local.

Diferentemente das anteriores, não há café ou lanchonete no local, apenas prateleiras com vendas de vinhos e sidras. Destaque para o espumante rosé elaborado com Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier. Tours guiados (pagos) também são disponibilizados mediante reserva antecipada.

EM SUSSEX
Bolney Wine Estate (www.bolneywineestate.com), com 40 hectares e nove variedades de uva em suas parreiras, conta com três possibilidades de tour para visitantes. Mediante reserva antecipada, acontecem às sextas, sábados e domingos, com uma hora e meia de visita e degustação de três tipos de vinho da casa.

Em outros dias da semana, é possível apenas visitar a propriedade e passar um tempo no café, que serve saladas e lanches com sugestões de harmonizações. Feito para sentar e relaxar.

A empresa produz de 100 mil a 120 mil garrafas ao ano e faz suas apostas em vinhos tintos leves (Pinot Noir e Lychgate Red), brancos, rosés e espumantes, incluindo o espumante tinto Cuvée Noir Brut, que passa 18 meses em envelhecimento.

Funcionária cataloga parreiras na vinícola Bolney Wine Estate

Ainda no condado de Sussex, os tours da premiada Ridge View (www.ridgeview.co.uk) são limitados ao número de 35 pessoas por grupo. Concorridos, pode ser necessário reservar um lugar com mais de dois meses de antecedência, pois os passeios acontecem geralmente apenas uma vez ao mês.

O tour é sempre acompanhado por um profissional que trabalha no dia a dia da vinícola, administrada pela segunda geração da família fundadora. Dura cerca de duas horas, com explicações, visitas às instalações e à plantação, além de degustações.

A produção está concentrada em espumantes, num total de 250 mil garrafas numeradas ao ano. São encontrados blends que favorecem a uva Chardonnay, além de Pinot Noir e Pinot Meunier, para serem degustados frescos ou em poucos anos.

EM GLOUCESTERSHIRE
Opção para quem procura mais do que um tour, em Three Choirs (www.three-choirs-vineyards.co.uk) é possível pernoitar e reservar um ou mais dias em meio ao sossego.

Os quartos possuem vista para as parreiras e é possível caminhar por trilhas demarcadas, encontrando ainda árvores de amora, placas explicativas, além de pontos com áudio que contam a história da vinícola e da produção de vinho britânico.

O tour é um bate-papo informal pelas instalações e acontece diariamente às 14h30 e, de abril a outubro, também aos sábados, às 11h. Começa com uma taça de espumante e termina com vinho tinto. Outros dois tipos de vinho branco são oferecidos no decorrer do passeio, que leva cerca de uma hora, sempre em um tom descontraído, com informações sobre a bebida degustada.

Sede da vinícola Ancre Hill Estates, em Monmouth, no País de Gales

Um restaurante próprio oferece pratos como o salmão defumado, com minialcaparras e cebola roxa e o filé de bacalhau envolto em presunto de Parma acompanhado de batatas.

NO PAÍS DE GALES
Logo cruzando a fronteira da Inglaterra a partir de Gloucestershire, a Ancre Hill Estates (www.ancrehillestates.co.uk), em Monmouth, é uma vinícola com produção biodinâmica – método que, além de seguir preceitos orgânicos, rege suas atividades pelos ciclos dos astros.

Com plantações de uvas Chardonnay, Pinot Noir e Albarino, o local produz espumantes e vinhos tranquilos (que não contêm gás). Entre abril e setembro, tours acontecem duas vezes por dia, às 11h30 e às 15h, de quarta a domingo. Em outros meses, apenas mediante consulta prévia.

Há possibilidade de almoço com prato de queijos galeses e uma taça de vinho. Também dá para se hospedar na propriedade, em acomodação exclusiva, com três quartos para até seis pessoas.

EM CORNWALL
Voltando à Inglaterra, a Camel Valley (www.camelvalley.com) também dispõe de acomodação para visitantes. Está localizada no centro do condado de Cornwall, e os chalés têm vista para as parreiras da região.

Entre abril e outubro, às quartas-feiras, o proprietário Bob Lindo comanda tours bem humorados pelos vinhedos. Degustações, também em clima descontraído, acontecem em seguida. Faça sua reserva pelo site, pois a possibilidade de perder a viagem chegando de surpresa é alta.

Lindo faz questão de denominar “cornwall” seu espumante, “pela mesma razão que os espumantes de Champanhe recebem o nome ‘champanhe’”. E tira risadas dos presentes: “então, se forem à Champanhe e chamarem o vinho lá de cornwall, não deixem, hein?”

Esta entrada foi publicada em Curiosidades & Educação, Destilarias & Viagens e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>