Declarações de Idade

Hoje vemos cada vez mais lançamentos de whiskies de destilarias renomadas sem uma declaração de idade definida em seus rótulos. São os chamados whiskies NAS, do inglês “No Age Statement” ou, sem idade declarada, como é o caso do Johnnie Walker Swing.

Fugindo do assunto controverso sobre se isso é algo bom ou ruim, você sabe como é determinada a declaração de idade de uma garrafa de whisky?

Na maioria dos países produtores de whisky é algo bem simples. Escócia, Irlanda e Japão, para citar os principais, devem colocar em seus rótulos a idade do whisky mais jovem engarrafado. Já nos Estados Unidos, a história não é bem assim.

Pelas normas americanas, whiskies envelhecidos por um período de 2 anos ou mais poderão ter descritos no rótulo a designação de “straight whiskey”. Significa um whiskey “correto”, feito da forma “correta” e envelhecido por mais de 2 anos. Aqueles envelhecidos por menos de quatro anos devem ter o tempo de envelhecimento do whiskey mais jovem na garrafa descrito no rótulo.

Podemos tirar disso tudo que: i) whiskey americano não precisa ser envelhecido por 2 anos, pode ser menos; ii) “straight whiskey” é o whiskey envelhecido por mais do que 2 anos e iii) nenhuma idade no rótulo, o envelhecimento será maior do que 4 anos.

Isto pode trazer um pouco de confusão no início e, pensando nisso, os reguladores nos EUA (Tax & Trade Bureau) recentemente emitiram novas orientações: os EUA deverão declarar a idade em todos os whiskies com menos de quatro anos. As novas diretrizes não mudam regulamentos federais atuais, mas esclarecem o que vai e o que não vai ser aceitável nos rótulos.

Esta declaração de idade do Cleveland Whiskey é um exemplo do que não vai mais ser aprovado pelo TTB.

Por exemplo, aos produtores de whiskey não será mais permitido descrever um whiskey como “com idade inferior a quatro anos” ou colocar uma idade máxima em vez de uma idade mínima. Além disso, os fabricantes de whiskey que escolherem maturar seus whiskies por um curto período de tempo em barricas de carvalho terão que ser mais específicos sobre a prática em seus rótulos: “a idade do whiskey deve ser declarada em horas, dias, meses ou anos, conforme o caso. A idade pode ser subestimada, mas não pode ser exagerada.”

E você, prefre seu whisky com ou sem idade declarada no rótulo?

Esta é uma discussão para um próximo post.

Michel Hansen
Atuando na área de tecnologia, seu interesse em se aprofundar no encantador mundo do whisky começa em 2011. Desde então, Michel Hansen vem procurando estudar e conhecer todos os detalhes sobre essa grande bebida. Assina o Blog “Desvendando Whisky” (www.desvendandowhisky.blogspot.com.br).

Esta entrada foi publicada em Curiosidades & Educação. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Declarações de Idade

  1. Antonio disse:

    Não sei, do ponto de vista técnico, o quanto isso é importante. Se o whisky é bom tanto faz se tem X ou Y anos. Agora, do ponto de vista de mercado, é só uma maneira que a indústria encontrou de vender mais caro um whisky mais barato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>