O Melhor Rum do Mundo?

Por Alexandre Campos

O Melhor Rum do Mundo?

Foi o que poderia chamar de “amor ao primeiro gole”. Ainda me lembro da primeira vez que bebi o Diplomático nos idos de 2009 na The Whisky Exchange, a maior loja de destilados de Londres. Estava por lá para uma degustação de whisky, entre tantas que fui, quando o meu chará Alex, gerente da loja, me chamou e perguntou: “Alex, você conhece o Diplomático?”, ao que respondi: “não, é single malt?” e ele: “do mesmo nível”.

Entre uma dose e outra do Diplomático eu descobri também meu amor por um bom rum, e a paixão em especial, que dura até hoje, por esse exemplar venezuelano.

A versão que acabou de chegar ao Brasil não poderia ser melhor, Diplomático Botucal 12 anos — a mesma que me encantou na The Whisky Exchange. Claro que existem outras belas versões do Diplomático. Mas o Botucal, envelhecido por 12 anos, parece ser a que conjuga melhor complexidade, harmonia e equilíbrio. Não poderia ser por menos já que o Diplomático é destilado em alambiques de cobre, como os whiskies single malt, e envelhecido em barris de carvalho ex-bourbon e ex-jerez, também como os single malts.

O Diplomático é um ícone na Venezuela e um dos rums mais premiados do mundo. O nome Botucal vem da palavra indígena Botuka, que significa Colina Verde. Ele tem 40% de teor alcoólico, coloração de mogno e bem complexo no paladar, com toques de frutas secas, figo, mel, passas, baunilha e panetone.

Ainda faltam muitos rums para eu provar nessa vida, mas o Diplomático Botucal é o melhor que me deparei até hoje.

Esta entrada foi publicada em Outras Bebidas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>