Destilarias dos EUA visitam o Brasil

Por Cesar Adames

O Conselho de Bebidas Destiladas dos Estados Unidos (DISCUS - www.distilledspirits.org) realizou na última semana de janeiro passado dois eventos no Brasil para promover os destilados norte-americanos no país.

As exportações de destilados norte-americanas para o Brasil chegaram a US$ 4 milhões em 2012 (valor 125% superior a 2006), sendo o whiskey (que há 10 anos registrava US$ 140 mil em exportações para nosso país) responsável por aproximadamente 98% deste total.

Uma das grandes estrelas do evento foi Jeff Arnett, Master Distiller da Jack Daniel’s, em sua primeira visita ao Brasil, que comandou  um seminário sobre a história e o processo de produção do Bourbon e do Tennessee Whiskey, seguido de degustação de bebidas e demonstração da popularidade dos whiskies norte-americanos no preparo de coquetéis.

Na comitiva também estiveram  produtores de pequenas destilarias dos EUA, apresentando seus whiskies, bourbons, brandies, gins e vodkas ao mercado brasileiro. Vale a pena conhecer quatro dessas pequenas destilarias que em breve devem estar por aqui.

Osocalis Distillery (www.osocalis.com) – Fundada no início dos anos 1990, Osocalis é uma pequena destilaria artesanal em Soquel, na Califórnia. O nome Osocalis é o nome original nativo americano para Soquel, hoje parte de Santa Cruz. A marca ainda usa um pequeno alambique tradicional Charental, importado de Cognac, para produzir brandies com uvas e maçãs das regiões mais frias da costa da Califórnia. Seus produtos são elaborados com a elegância e complexidade dos brandies do Velho Mundo, mas com a intensidade da fruta e a estrutura dos vinhos da Califórnia.

House Spirits Distillery (www.housespirits.com) – Fundada em 2004, no Oregon, a House Spirits é uma das líderes do movimento de destilação artesanal da América. Seus premiados produtos são inspirados pela paixão por destilados de qualidade e deliciosos coquetéis. Entre os saborosos e inovadores produtos da casa estão Aviation American Gin, Westward Oregon Straight Malt Whiskey, Krogstad Festlig Aquavit, Volstead Vodka, além de uma linha de lançamentos de lotes limitados.

Catoctin Creek Distilling Co. (www.catoctincreekdistilling.com) – Fundada por Becky e Scott Harris em 2009, é a primeira destilaria legal em Loudoun County desde a Lei Seca. Está localizada em Purcellville, Virginia, no coração do Vale Loudoun, muitas vezes chamado de Capital do Vinho, com mais de vinte vinhedos e vinícolas, e agora uma destilaria. Produzem destilados orgânicos e kosher de alta qualidade.

Finger Lakes Distilling (www.fingerlakesdistilling.com) – Pequena destilaria artesanal do estado de Nova York que surgiu após o encontro casual, em uma conferência no Alabama em 2007, de Brian McKenzie, ex-vice-presidente de banco em Nova York, e Thomas Earl McKenzie, enólogo, cervejeiro e mestre em destilação. Suas vodkas e licores saborizados são feitos da maneira tradicional, com frutas embebidas nos destilados, sem adição de extratos ou aromatizantes sintéticos para acelerar o processo. Seus whiskies descansam em barris de carvalho até atingirem a maturação ideal.

Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>