Alguns Mitos Sobre Whisky – Parte III

Os mitos não ficam restritos apenas ao whisky escocês. É fácil encontrarmos também inúmeros equívocos com relação ao whisky americano.

Rótulo do Bourbon Jim Beam mostrando a expressão "Straight"

Continuando nossos artigos anteriores, seguimos com o nosso sexto mito. Ao contrário do que a maioria propaga, Bourbon não precisa ser envelhecido por no mínimo 2 anos. Essa idade mínima refere-se apenas ao Straight Bourbon. Portanto, quando se deparar com uma garrafa de whisky Bourbon contendo no rótulo a expressão “Straight”, pode ter certeza que trata-se de um whisky envelhecido por no mínimo 2 anos em barris de carvalho tostados e virgens.

O sétimo mito: Jack Daniel’s não é Bourbon, e sim Tennessee whisky já que usa em sua produção o processo de filtragem conhecido como charcoal mellow. E quem disse que esse processo de filtragem é exclusivo ao Tennessee whisky? Ou ainda, quem disse que os whiskies do tipo Bourbon não podem usar esse tipo de filtragem?

Não vamos questionar como o produtor chama o seu próprio whisky, mas o fato é que poderíamos enquadrar atualmente o Jack Daniel’s na categoria de Bourbon dado que: i) não existe nada na legislação que impeça os produtores de Bourbon de usarem o processo charcoal mellow; e ii) não existe legislação que obrigue o Tennessee whisky a usar esse método de filtragem.

Filtros de carvão de maple tree, pelo qual cada gota do Jack Daniels passará, de forma a retirar impurezas e deixar o whisky mais suave

Filtros de carvão de maple tree, que retirará as impurezas e deixará o Jack Daniel's mais suave

 

E por que então os produtores de whisky do Tennessee decidiram se distinguir dos produtores de Bourbon? Apesar dos dois tipos de whisky serem muito semelhantes e produzidos de maneira muito parecida, os produtores do Tennessee não quiseram se enquadrar as regras rígidas do Bourbon. Mantendo, dessa forma, a liberdade de produzirem seu whisky como lhes convier. Além disso, existe a questão de marketing de se diferenciarem dos produtores de Bourbon ao chamarem seus whiskies de Tennessee whisky se destacando, portanto, dos demais.

Como vimos, não é só de mito que vive o whisky escocês, o americano também.

Esta entrada foi publicada em Curiosidades & Educação e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

4 respostas a Alguns Mitos Sobre Whisky – Parte III

  1. QUINT disse:

    Quanto ao Tennessee Whisky eu tenho dúvidas pois, houve a adoção formal da classificação de “Tennessee Whisky” como estilo em 1941, quando o processo de filtragem por carvão foi reconhecido em uma carta do departamento de impostos à Destilaria Jack Daniel. Essa definição é conhecida como o Lincoln County Process, uma referência ao condado de Lincoln, onde foi fundada a Jack Daniel.
    Porém como diz o texto “quem disse que os whiskies do tipo Bourbon não podem usar esse tipo de filtragem?”
    um exemplo é o Jim Beam Choice, que tbm é filtrado no estilo Tennessee.Abraço.

    • Single Malt Brasil disse:

      Quint,
      Excelente comentário.
      Na verdade, não lembrávamos do Jim Beam Choice.
      Agora, teremos que arrumar um jeito de experimentá-lo.
      Abraços,
      Equipe Single Malt Brasil.

  2. Olá,
    Parabéns pelo site e conteúdo, ainda não conhecia.
    Ganhei esses dias o Jim Bean Red Stag…..que é fantástico..vcs conhecem?

    Fica a dica de um post que fizemos sobre whisky, acho que possa interessar…
    Abs!
    http://www.mixologynews.com.br/2011/07-curiosidades-a-saber-sobre-o-whisky/

    • Single Malt Brasil disse:

      Olá Marco,
      Parabéns a você também pelo Mixology News. Na verdade, acompanhamos o seu bom trabalho há algum tempo.
      Conhecemos o Jim Beam Red Stag sim.
      Não somos puristas. De fato, aceitamos muitas novidades. Mas em nossa opinião, o Red Stag está mais para licor, pela infusão de aromatizantes, ainda que naturais, do que para whisky.
      Acompanhe o site que em breve postaremos um artigo sobre a Jim Beam. Tivemos o prazer de conhecer pessoalmente Fred Noe, Master Distiller da Jim Beam e bisneto de James Beam, que até autografou uma garrafa do Knob Creek pra gente, o melhor Bourbon deles.
      Abraços,
      Alexandre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>